quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Finalmente as matérias da semana! Começo com uma agradável supresa com o "Motofone F3" da Motorola! Finíssimo!



Vantagens e pontos positivos:

* Design moderno e ultra-fino (9mm)
* Bom teclado numérico
* Construção Sólida
* Dislpay de alto contraste com caracteres grandes
* Longa duração da bateria
* Ajuda com recursos de audio (por voz)
* Alarme e relógio digitais
* Funções extremamente básicas
* Custo extremamente baixo

Desvangatagens

* Display segmentado (somente seis caracteres, em linha);
* Alguns símbolos e caracteres tem difícil vizualização
* Praticamente não há diferenças entre caracteres maiúsculos e minúsculos
* alguns caracteres básicos não existem.
* Luz de fundo desproporcional entre o teclado e display
* Sete ringtones pré-configurados e não ajustáveis.

O mercados europeus e americanos, já se encontram no topo de consumo em relação à telefonia móvel celular. Por mais que se lancem modelos novos, recursos cada vez mais atraentes, os mercados tem, de certa forma pouca coisa a se expander dentro de um futuro próximo.
Pensando nisso a Motorola e outras fabricantes de renome começam a voltar suas atenções para os mercados "emergentes" e onde a telefonia móvel ainda representa certo luxo. Assim nasceu a idéia de se conceber ao mesmo tempo um aparelho que atendesse a estes mercados mas que não deixasse a desejar em matéria tecnológica, em uma excelente solução para nosso corre-corre diário nas grandes cidades. Porque não um telefone tão fino quanto um cartão de crédito e que não tivesse uma parafernália de recursos não haveria de fazer sucesso? Pois estas previsões se confirmam! O MOTOFONE F3 vem fazendo barulho entre os grandes, com sua simplicidade e construção sólida, característica da marca, desde sempre.

Venho utilizando um modelo a duas semanas, e o que era pra ser uma parceria rápida está se tornando em uma bela relação de satisfação... Vou falar mais sobre isso mais tarde... Por hora, vamos conhecendo mais detalhes do "modelito".


QUASE TÃO FINO QUANTO UM CARTÃO DE CRÉDITO.




Com expessura de apenas nove milímetros, MOTOFONE F3 é tão imperceptível no quesito "volume" quanto um cartão de crédito. É realmente incrível como novos componentes vão sendo concebidos e tornando a tecnologia, tão compacta e leve.

O telefone é bem pequeno e mais resistente do que os dispositivos médios comparativos a seu padrão. Todas as peças eletrônicas são encapsuladas permitindo assim que o dispositivo possa resistir a uma "chuveirada" suave.
O último teste foi demonstrado no evento de apresentação do modelo, realizado pela Motorola, onde água mineral foi derramada no telefone; mesmo assim continuou a funcionar sem problemas!
Eu sincerament até hoje não tive coragem de realizar qualquer tentativa neste sentido mas realmente a construção do aparelho não deixa "brechas" para acidentes corriqueiros principalmente nas mesas de buteco nas quais teimamos e postar nossos aparelhos.


Detalhes da "finura" do aparelhinho



As laterais do telefone não possuem nenhum dispositivo controle, apenas o logo gravado do fabricante. O único elemento escondido na lateral esquerda é um entalhe pequeno para um carregador e um fone de ouvido (opcional). No alto há um detalhe para a fixação de uma presilha ou algo do tipo. (As senhoritas adoram).


Detalhes da presilha opcional





A parte traseira do telefone consiste em uma tampa da bateria, quatro parafusos minúsculos, um em cada canto, e o logo do fabricante. Uma vez que destravada, a tampa da bateria abre totalmente, pela lateral. Método um tanto quanto diferenciado pois estamos acostumados a retirar as tampas sempre deslizando , no sentido horizontal. Eu particularmente achei a tampa muito sensível (fina) e a travinha para abrir meio chatinha. (Principalmente pra quem "não tem unha".


Detalhe da tampa traseira e "trava" de abertura


Uma vez retirada a tamá, é exibida a bateria Li-Íon de 700 mAh. De acordo com a informação oficialmente publicada, depois que uma única carga, o telefone deve poder operar com 270 minutos de tempo de chamada ou 300 horas em "stand-by". Estou testando o Motofone a aproximadamente duas semanas e já completei três ciclos de carga completa. Posso dizer que a durabilidade da bateria é realmente assustadora.

Embora já tenha lido relatos sobre a demora do tempo de carga do aparelho, sinceramente até agora não notei nada de anormal. Aproximadamente duas ouras ou pouco mais e já temos a totalidade de carga alcançada.

O cartão de SIM é introduzido em um entalhe ao lado da bateria. É muito simples colocar e retirar, sem portinhas que se abrem ou entalhes muito sensíveis. Gostei.




Teclado extremamente liso com tiras divisórias de borracha


O Display frontal é feito de um plástico bem liso sem alterações no relevo do aparelho, até mesmo na junção teclado/display. É tudo integrado, muito elegante.
O Motofone está chegando ao mercado em três versões de cor: preto, vermelho, e azul.

Até agora não vi no mercado nacional, todas as variações. O preto, claro, representa o mais básico e reservado.






Cores variadas para cada gosto. Sem deixar a linha discreta e elegante.

Todas as teclas mais a de navegação são peças integrais da tampa dianteira e são ativadas conseqüentemente por um design em linha reta na área plástica.

Isto elimina todo o medo a respeito da poeira entre as teclas. Uma tira de borracha projetando-se para "fora", num pequeno relevo separa cada linha no teclado, o que facilita a orientação para digitar.
De forma geral usar o teclado do Motofone é extremamente confortável. O Teclado lembra muito os controles-remoto dos CDs automotivos mais modernos. É sem dúvida, muito agradável para um celular.


Linhas emborrachadas separam os grupos de algarismos no teclado.


É possível perceber com nitidez o pequeno relevo dos separadores de borracha...

As funções do aparelho são acessadas através de uma chave de quatro vias da navegação sem um centro de confirmação. É feita de material plástico na cor prata lustroso com círculos concêntricos atraentes e posicionada ligeiramente acima da superfície circunvizinha - bem como no Motorola SLVR L7.

As quatro opções de controle são identificadas por setas plásticas pequenas feitas do mesmo material de borracha utilizado pelos separadores do teclado.

Ao lado do botão de navegação você encontrará também uma tecla de confirmação, uma tecla para consulta à agenda, e uma tecla/seta para a confirmação de opções.

A luz de fundo tanto do teclado quanto do display, é extremamente ruim. É bem desigual, sendo o mais forte sob as teclas inferiores.


Um display que surpreende e decepciona ao mesmo tempo...



A tecnologia do display no Motofone F3 é totalmente inovadora. Nenhum aparelho até hoje adotou esta tecnologia.

Ele emprega uma tecnologia completamente nova chamada "tinta elétrica", nomeada também EPD. Os agradecimentos a esta tecnologia ficam a cargo do consumo elétrico. O Display necessita de energia somente quando a visualização de alguma informação precisa ser exibida. Mesmo se você extrair a bateria o display continua a manter as informações nele contidas. Inovador.



A tecnologia EPD fornece alto contraste entre o preto e branco. É claramente legível mesmo sob a luz solar direta e forte.

Continua...

Nokia apresenta interface sensível ao toque da plataforma S60



Com resposta ao toque dos dedos e às canetas 'stylus', interface oferece resposta tátil e experiência completa de vídeo online. A plataforma S60, baseada no sistema operacional Symbian, ganhou uma versão com interface sensível ao toque. A Nokia apresentou o modelo nesta terça-feira (16/10), durante o Symbian Smartphone Show, no Reino Unido.

A interface touchscreen é sensível tanto ao toque dos dedos quanto pelo toque de uma caneta 'stylus'.

A tela possui tecnologia de resposta tátil, que permite ao usuário sentir um “pulso” da tela ao executar algum comando por toque.

Pela primeira vez, uma plataforma irá oferecer experiência completa de vídeo online, uma vez que o Flash Video será integrado ao navegador para a S60, permitindo a visualização de sites com Flash ou quaisquer vídeos.

Serão oferecidas ferramentas para os desenvolvedores otimizarem a experiência de suas aplicações.

A tecnologia estará disponível a todos os fabricantes da plataforma S60 em 2008.

Fonte:

Samsung anuncia seu primeiro smartphone com GPS!



A fabricante de telefones celulares coreana Samsung anunciou seu primeiro smartphone com recurso de GPS - ou sistema de posicionamento global. O modelo, chamado de i550, usa a tecnologia 3G (terceira geração) para acesso de dados, oferencendo velocidade de 3.6 Mbps, de acordo com a Samsung. Utilizando um GPS interno, os usuários conseguem coordenadas que podem ser acessadas em um módulo de pedestre e um mapa móvil.
O aparelho tem memória RAM de 128 Mbytes, 150 megabytes de memória interna e câmera com ferramenta de edição de vídeo de 3.2 megapixel.
O i550 começará será vendido no mercado Europeu a partir de novembro deste ano. Não há expectativa de chegada para o Brasil.
Os aparelhos já estão em exibição na feira de Smartphones da Symbian que acontece em Londres. A empresa é a maior fabricante de sistema operacionais para smartphones, e detém cerca de 72% do mercado mundial do setor - segundo afirmou o site especializado em tecnologia InformationWeek.

Fonte: