sábado, 2 de fevereiro de 2013

Conforme esperado, INPI nega pedido da Apple para o registro da marca “iPHONE”


Começo esse post com um desabafo: eu já fui um assíduo utilizador dos produtos da Gradiente em um passado não tão distante, tempos esses em que essa firma brasileira representava, para mim, produtos de qualidade (principalmente equipamentos de som, na época os chamados 3-em-1, ou os sistemas modulares de som).
Confesso que gostava muito, mas infelizmente, com o passar dos anos e com a chegada de outras marcas ao mercado, parece que a Gradiente parou no tempo, deixou de inovar — o que para mim chega a ser triste. Agora ela está querendo ganhar publicidade gratuita, o que de fato conseguiu se envolvendo em um tema polêmico no que diz respeito à utilização da marca “IPHONE” no Brasil.
Gradiente iphone
O tema central desse post já foi comentado por nós algumas vezes e, se você não sabe do que estamos falando, leia mais sobre o assunto aqui: 1234. Agora, segundo uma notícia divulgada pelo O Globo, a firma de Cupertino perdeu para a fabricante brasileira os direitos de utilizar a marca “IPHONE”.
Isto porque, conforme foi apurado pelo jornal carioca, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) rejeitou os pedidos da Apple para utilizar a marca “IPHONE” em dispositivos de áreas próximas relacionados a telefonia móvel e ou smartphones em nosso país, algo já esperado. Ainda de acordo com o jornal, a notícia será publicada na edição de fevereiro da Revista da Propriedade Intelectual.
O INPI alega que a IGB Eletrônica (dona da marca Gradiente) entrou com o pedido do registro em 2000, sete anos antes do lançamento do iPhone nos Estados Unidos. Posteriormente, em 2008, a empresa brasileira conseguiu os direitos de utilização da marca em território nacional.
Ainda segundo o INPI, a Apple entrou com os pedidos dos direitos de utilização da marca somente entre 2006 e 2011, portanto, depois da Gradiente. Curiosamente, há dois anos a gigante de Cupertino conseguiu os direitos de utilizar a marca em outros segmentos tais como calçados, artigos de vestuário e chapelaria(?!), bem como em manuais de instrução. Porém, no que se refere à utilização da marca em smartphones e celulares, o INPI ainda não tinha analisado os pedidos da Apple durante todos esses anos.
Para piorar a situação, o instituto não informou quais dos 11 pedidos da Apple serão negados, porém afirmou que tudo que faz menção a smartphones não será aprovado. Entre eles podem estar os seguintes itens: Find My iPhone e projetos de desenvolvimento de hardware e software, que seriam os pontos mais importantes — a Apple ainda pode conseguir os direitos de exclusividade de uso da marca em serviços de varejo e embalagens, porque os pedidos foram solicitados em datas próximas.
Para quem não esta a par da situação, em dezembro do ano passado a Gradiente passou a comercializar a sua linha de celulares com o nome de Gradiente iPhone, só que ao que tudo indica ela agiu de forma pensada pois faltavam poucas semanas para que os direitos de utilização da marca vencessem. Agindo assim, ela praticamente obriga a Apple a fazer um acordo sobre esses direitos, assim como aconteceu nos EUA, onde a marca “IPHONE” pertencia anteriormente à Cisco, bem antes de o aparelho da Apple ser lançado por lá — a Cisco chegou a processar a Apple mas as duas empresas resolveram a questão e a peleja fora dos tribunais.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Honda é a terceira fabricante de carros a apresentar modelos compatíveis com modo “Eyes Free” da Siri


A Siri, assistente pessoal virtual da Apple que completou seu primeiro aniversário em outubro passado, vem crescendo e se aprimorando cada vez mais. Desde seu lançamento ela já aprendeu novas línguas, ganhou novas funções e, nesse ciclo de aprendizagem, recebeu também uma integração bem legal, que, além de tudo, traz segurança para os motoristas. Falo do recurso Eyes Free, que possui um fundamento bem simples: manter a tela apagada e a interação apenas por meio da voz entre o usuário e os comandos físicos do carro.
Na apresentação do recurso, a promessa era de alcançar nove montadoras (General Motors, BMW, Mercedes-Benz, Land Rover, Jaguar, Audi, Toyota, Honda e Chrysler) em 12 meses, porém, apenas em novembro o primeiro anúncio de carros compatíveis foi feito, no caso pela GM. Após isso, a Hyundai também apresentou veículos que integrarão tal novidade.
Nesta semana, chegou a vez da japonesa Honda de mostrar seus projetos, anunciando que o novo modelo do Accord também será compatível com a assistente pessoal da Apple.
Novo Honda Accord
O carro projetado no Japão está sendo montado no México, com previsão de chegada ao Brasil para o segundo semestre deste ano. Seu preço de entrada deverá ficar na casa dos R$95 mil.
A subsidiária da Honda, Acura, também terá veículos compatíveis com o Eyes Free da Siri, mas esses não virão para cá.

App Store vs. Google Play: números indicam que faturamento da loja da Apple ainda é bem superior


App Store e o Google Play são as duas maiores lojas de aplicativos da atualidade, contudo, mesmo com o Android tendo uma parcela de mercado maior que a do iOS globalmente, a loja Apple continua bem à frente da loja do Google.
Gráfico - App Store vs. Google Play
O gráfico acima, da App Annie, nos mostra a diferença de faturamento entre ambas. As receitas cresceram bastante no fim do ano para as duas lojas mas, no geral, a App Store lucrou 3,5 vezes mais do que o Google Play.
Gráfico - Crescimento da App Store
De novembro para dezembro do ano passado, a App Store aumentou seu faturamento em 35%, 10 pontos percentuais a mais do que há um ano (novembro e dezembro de 2011). Como a Apple está vendendo cada vez mais iGadgets, é natural que mais e mais pessoas estejam vasculhando a loja em busca de apps, por isso esse aumento.
Top 5 de países mais lucrativos para a loja são: Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Austrália e Canadá. Juntos, eles representaram 60% de todo o faturamento da loja no segundo semestre de 2012. Contudo, a China — que estava em oitavo lugar no ranking em meados do ano passado — já ocupa a sexta posição e em breve poderá roubar o lugar do Canadá.
Gráfico - Top downloads na App Store
Usuários parecem gostar dos apps desenvolvidos pela Apple, já que eles foram novamente os campeões de downloads durante o mês de dezembro.
Gráfico - Top faturamento na App Store
Mas foi a Electronc Arts quem mais lucrou com as vendas de aplicativos no último mês de 2012. Vale notar, porém, que a desenvolvedora tem nada mais nada menos do que 958(!) apps publicados, o que sem dúvida ajuda nessa conta.
Gráfico - Top downloads na App Store
O jogo Clash of Clans [grátis; 47,8MB; universal, requer o iOS 4.3 ou superior], da Supercell, foi o mais baixado da loja.
Gráfico - Top downloads na App Store
Já entre apps comuns (sem ser jogos), o LINE, [grátis; 23,2MB; requer o iOS 4.3 ou superior de iPhones/iPods touch], da NHN, foi o campeão de downloads da App Store, seguido pelo editor de textos Pages [US$10; 245MB; universal, requer o iOS 5.1 ou superior], da Apple.
A estratégia do Google e de desenvolvedores que fazem parte do Google Play é bem diferente da estratégia que vemos na App Store. Enquanto na loja da Apple muita gente ganha dinheiro com a venda de aplicativos, no Google Play é mais comum vermos apps gratuitos, com a renda totalmente focada em publicidade.
Seria interessante vermos um gráfico entre as lojas no qual pudéssemos comparar os ganhos com as vendas de apps e com publicidade. Aí, sim, teríamos um entendimento melhor de quanto cada loja/apps fatura. Todavia, é bem difícil que publicidade gere todo esse montante ao ponto de chegar perto das receitas da App Store.
Créditos ao Macmagazine e Techcrunch

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Novas telas AMOLED da Samsung serão tão nítidas como o diamante


O laboratório de displays da Samsung está a trabalhar em um novo layout de pixels para as suas novas telas AMOLED. Estas terão uma densidade de pixels especialmente alta, para que uma imagem extremamente nítida seja exibida. O último rumor sugere que o Samsung Galaxy S4 será equipado com estas novas telas. Esta informação foi avançada por fontes da indústria.
As fontes afirmam que a Samsung está a desenvolver layouts de pixel em forma de hexágono e diamante para estas telas, com a finalidade de obter resoluções acima dos 440ppi, o que é difícil de conseguir com o atual layout de pixels lado-a-lado. A título de comparação, a densidade de pixels do Galaxy S3 é de 306ppi e a do Nexus 4 de 320ppi.
Especula-se que o futuro Samsung Galaxy S4 terá estas novas telas, fazendo com que este seja o smartphone com a resolução mais alta de sempre.
Estamos animados com estas notícias e vamos mantê-lo a par assim que haja novidades.
Fonte: AndroidPit

Apple continua testando a atualização 10.8.3 do OS X Mountain Lion entre desenvolvedores


Ícone - OS X Mountain Lion
Menos de uma semana depois da última liberação, a Apple continua os testes internos com o OS X Mountain Lion 10.8.3. Hoje ela disponibilizou o build 12D61 para desenvolvedores, mantendo as áreas de foco em AirPlay, AirPort, Game Center, drivers gráficos e Safari. Como ele está sem problemas conhecidos registrados e já estamos na oitava versão beta, a liberação dele para o grande público poderá ocorrer logo, logo.
Fonte: Macmagazine

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Apple libera versão final do iOS 6.1 para todos os usuários


Versão final do iOS 6.1
Como já se esperava, a Apple liberou hoje a versão final do iOS 6.1, disponível para todos os usuários de iPhones, iPads, e iPods compatíveis com o iOS 6.
Para atualizar, basta conectar seu aparelho no iTunes, ou então acessar, no próprio dispositivo, osAjustes > Geral > Atualização do Sistema.

Apple anuncia iPad 4 com 128GB de capacidade


iPad 4
A Apple anunciou nesta terça, através de um comunicado de imprensa, que começará a disponibilizar o novo iPad de 4ª geração em um modelo de maior capacidade, de 128GB. Indícios disso já tinham sido encontrados no iOS 6.1.
CUPERTINO, Califórnia – 29 de janeiro de 2013 – A Apple anunciou hoje uma versão de 128 GB  da quarta geração do iPad com tela Retina. O iPad Wi-Fi e Wi-Fi+Celular de 128GB fornece o dobro da capacidade de armazenamento dos modelos de 64GB, para armazenar conteúdo ainda mais valioso, incluindo fotos, documentos, projetos, apresentações, livros, filmes, programas de TV, música e aplicativos.
O novo modelo estará disponível nos Estados Unidos a partir do dia 5 de fevereiro, pelo preço deUS$799 (Wi-Fi) e US$929 (Wi-Fi + Celular). Isto significa US$100 a mais que o atual modelo de 64GB.
Não há nenhuma previsão de quando ele estará disponível em outros países.

Governo deve diminuir impostos e taxas de celulares do tipo smartphones até R$ 1,5 mil



Brasília – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (25) que a desoneração fiscal dos smartphones com tecnologia 3G deverá ser concedida para aparelhos até R$ 1 mil. Para tecnologia 4G, o teto deverá ficar em R$ 1,5 mil. Os smartphones são telefones celulares que executam diversas funções, porque funcionam como um computador.
Segundo ele, a regulamentação sobre a redução de tributos dos equipamentos de smartphones deve ser concluída em breve pelo governo. “A presidenta [Dilma] falou que vai fazer. Vou pedir uma conversa com ela. Ela disse que vai chamar a Fazenda, ligar para o Guido [Mantega, ministro da Fazenda], para ver onde está pegando. Basicamente, é problema fiscal, mas ela vai fazer”, afirmou Bernardo.

Na avaliação do ministro, a proposta de preços apresentada pelo Ministério das Comunicações atende ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que defendia teto de isenção dos aparelhos até R$ 2 mil.

Na manhã de hoje, Paulo Bernardo recebeu do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, um estudo sobre a utilização da faixa de 700 mega-hertz (MHz), que deverá ser usada para oferecer serviço de telefonia móvel de quarta geração (4G), além da faixa de 2,5 giga-hertz, licitada no ano passado. “A gente tem que tomar a decisão sobre o assunto, depois a Anatel vai colocar em consulta pública e, na sequência, o edital, que deve sair no segundo semestre deste ano”, disse o ministro.
Segundo Paulo Bernardo, o governo irá elaborar um plano para desocupar a faixa de 700 MHz, que em diversas cidades está ocupada pelas emissoras de televisão analógica e a licitação nesses casos depende da digitalização das TVs. “Na verdade, a previsão é fazer isso até 2016. A questão é se podemos antecipar um pouco ou não. Tem que dar incentivo para fazer andar mais rápido”.
Fonte: Agência Brasil