sábado, 11 de abril de 2009

O futuro é povoado de gadgets impressos


Papéis de parede (desses para paredes de verdade, sabe?) com desings brilhantes e dinâmicos, lâmpadas sem bulbo e que iluminam a partir das sombras, pergaminhos com aparência medieval que desenrolam para se mostrarem monitores coloridos... Esses são apenas alguns dos novos dispositivos que a emergente era dos eletrônicos impressos pode trazer para você.

Os eletrônicos convencionais são construídos quase como se fossem esculpidos a partir de um bloco de mármore. Uma boa quantidade de material é trabalhosamente retirada e desperdiçada no fim do processo, que resulta num design rígido. Concorda? Pois então. Agora imagine se o processo fosse inverso. Se os materiais fossem coletados em pequeníssimas amostras que seriam então combinadas para gerar um resultado mais preciso e até flexível, tudo com menos desperdício e, portanto, menor custo. Legal, não? Mas como fazer isso com aparelhos eletrônicos, você se pergunta. Ora, basta imprimir! =)

Transístores de polímero, OLEDs e outros componentes já podem ser impressos e combinados em monitores, luzes, sensores, baterias, tags RFID e outras bugigangas. É claro que ainda há muito o que ser melhorado, mas dê uma olhada no vídeo abaixo para ter uma ideia do que já é possível. Sem babar, heim?

Tudo isso foi feito no centro de pesquisas da CPI, no Reino Unido, que inaugurou há exatos 10 dias o UK’s national Printable Electronics Technology Centre (PETEC), construído para explorar todas as possibilidades da tecnologia. A iniciativa é aprovada por colegas ao redor do planeta. Segundo Vivek Subramanian, da Universidade de Berkeley na Califórnia (EUA), "os eletrônicos impressos têm potencialmente vantagens tremendas em termos de custos -- talvez até três ordens de magnitude mais baratos que o silício".

Mas, além da economia com os materiais, os eletrônicos impressos têm outras vantagens óbvias como, por exemplo, a capacidade de serem finos e flexíveis, o que abre uma nova janela de possibilidades para a eletrônica. Um exemplo que já está sendo testado por Subramanian é instalar sensores dentro de garrafas de vinho, com a função de informar o consumidor sobre as condições químicas do produto na hora da compra.

Outra possibilidade já há muito sonhada são os e-books flexíveis, como esse primeiro exemplo aí da foto, que você também pode assistir no vídeo. Agora use a imaginação e, se tiver alguma ideia original, comente aqui no blog. Quem sabe você é contratado para trabalhar no projeto, hãh?

Por: Intel TechUpdate

"

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mais um Boato??? iPhone de próxima geração incluiria suporte para rede 802.11n


O AppleInsider relatou que as especificações de rádio wireless no beta do firmware 3.0 para iPhone revela suporte para um novo chip e para 802.11n. Os iPhones da geração atual e o iPod Touch suportam apenas redes 802.11b/g.

Você já sabe o que isto significa. Sim, mais um boato e especulação a serem acrescentados à novela “novo iPhone x ou y deve sair pela Apple em meados deste ano”.

Mas eis um pouco mais de sustância à notícia: além do suporte para as redes mais velozes 802.11n, o firmware 3.0 também inclui dicas sobre um “novo dispositivo” desfrutar de um gerenciamento de energia mais eficiente. Uma “PMU (unidade de gerenciamento de energia) integrada” especial e um Bluetooth/Wi-fi compartilhado recebendo sinal “eliminariam a necessidade de um divisor externo de energia enquanto mantém excelente sensibilidade tanto para Bluetooth quanto para WLAN”.

Parece fascinante. Mas qual será a cara disto e que outros recursos novos isso terá?

Por: AppleInsider

"

Previews e Imagens dos handsets EnV3 e Voyager 2, da LG



O Boy Genius e outras fontes publicaram imagens aparentemente secretas de dois handsets da LG que devem sair nos EUA pela operadora Verizon, o EnV3 e o Voyager 2.

Abertos, os dois aparelhos são bem parecidos. Na imagem do topo, à esquerda, está o EnV3, com tela 4:3. À direita, o Voyager 2, com widescreen.

Fechados, são bem diferentes. Mantendo a mesma fórmula que os tornou sucessos de venda (sem serem de alguma maneira inovadores), a LG manteve a touchscreen no Voyager 2 (abaixo, agora à esquerda), e teclado numérico inteiro no EnV3 (à direita). Posso dizer que estamos empolgados? Não. Mas alguém irá comprá-los e gabar-se deles para os seus amigos? A placa aponta para o “sim”.



Por: Boygenius Electronista

"