terça-feira, 11 de junho de 2013

Última da hora: Apple Store Online brasileira finalmente disponibiliza o iPhone 5 em seu site


iPhone 5
Depois de longos 6 meses do lançamento brasileiro do iPhone 5, a Apple finalmente resolveu disponibilizar o aparelho também em sua loja online, desbloqueado e sem nenhum vínculo com operadoras.
A empresa também aproveitou para já disponibilizar os novos MacBook Air que foram anunciados na apresentação de ontem.

Confira as primeiras imagens em português da versão beta do iOS 7


iOS 7 beta
Ontem a noite, os seguidores do Twitter do Blog do iPhone viram em primeira mão diversas imagens do beta do iOS 7 em português, com diversos detalhes interessantes do novo sistema. Confira agora um apanhado das características mais importantes do iOS que chegará em nossos iPhones, iPods e iPad a partir de setembro/outubro.
Novo layout
A Apple quis apagar tudo o que Scott Forstall fez no iOS e parece que se esforçou para isto. Todos os ícones foram alterados e a opção por cores cítricas é marcante neste iOS. Às vezes, até demais.
iOS 7 - Screen iOS 7 - Ajustes iOS 7 - Telefone iOS 7 - Banca iOS 7 - App Store iOS 7 - Bussola
Tela bloqueada
A tela bloqueada não tem nada diferente do que já vimos em outros sistemas. Muito clean. Repare que o “Deslize para desbloquear” mudou completamente, apesar de ainda ser o mesmo movimento.
iOS 7 - LockSreen
Central de Controle
A Apple resolveu se render a algo pedido há anos pelos usuários. No iOS 7, bastará puxar a tela para cima na parte de baixo para aparecer um painel cheio de atalhos para os Ajustes (como Bluetooth, Wi-Fi, Não Perturbe, brilho da tela e outros), além de outras funcionalidades, como Calculadora, Cronômetro, Câmera e até uma lanterna para você iluminar seu caminho à noite quando se levanta. Curiosamente, não há um atalho para desligar o 3G.
CentraldeControle
Central de Notificações
Mesmo modo de funcionar que nos sistemas anteriores, é só puxar a parte de cima da tela para baixo. Seu layout mudou para algo bem mais limpo. Ele pode agora ser visualizado até mesmo com a tela bloqueada do aparelho.
CN
Multitarefa
A conhecida barra de multitarefas deixou de ser barra. Agora segue algo parecido com o que existia no finado PalmOS, que por sua vez se baseou nas abas do Safari. Você visualiza uma pequena tela do aplicativo aberto, e arrastando-o para cima você o fecha de vez (parecido, devo dizer, ao que acontece no Android).
A Apple resolveu adotar o que muitos chamam de “verdadeira multitarefa” (sic), que praticamente deixa os aplicativos rodando em segundo plano (coisa que a Apple sempre foi contra). Você pode escolher nos Ajustes quais aplicativos você deixará com essa função, para que a bateria não seja desperdiçada.
iOS 7 - Multitarefa
Paralax na imagem de fundo
Uma frescurinha bem típica de outros celulares agora foi adotada pela Apple. Quando você movimenta o seu iPhone, a imagem de fundo da tela de início se mexe, dando a impressão de 3D. Não funcionará no iPhone 4.
Bloqueio de chamadas
FINALMENTE a Apple adotou algo que pedíamos há tempos: a possibilidade de bloquear números telefônicos! É uma funcionalidade do sistema e você não precisa instalar nada. Se tiver alguém importunando você, basta bloqueá-lo para deixar de receber ligações, mensagens e até FaceTime.
Pastas
As pastas ganharam um tapa (ou melhor, um soco) no visual. A principal novidade é que agora elas possuem páginas para comportarem ainda mais apps dentro delas.
iOS 7 - Pastas
AirDrop
O AirDrop é a resposta da Apple para a troca de arquivos por bluetooth. Ele não funciona por Wi-Fi como se imaginava, e serve para trocar qualquer tipo de arquivo entre pessoas próximas. Pelo sistema, você pode trocar fotos, contatos e localização, mas os aplicativos que incorporarem a função poderão trocar qualquer tipo de documento. A parte ruim é que você continuará não podendo fazer trocas pelo bluetooth com pessoas que não possuem iPhone ou iPad, pois o AirDrop só funciona com eles. Não funcionará no iPhone 4 e nem no 4S.
Câmera com filtros
A moda de aplicar filtros em imagens foi adotada pela Apple, que incorporou a função na Câmera. Tipo Instagram.
iOS 7 - Filtros
Ícone do Relógio
Frescurinha pequena, mas que muitos esperavam ainda no iOS 4: o ícone do Relógio mostra o horário em tempo real.
iOS 7 - Relógio
Aplicativo Tempo
A parceria da Apple e Yahoo realmente está forte, pois o novo aplicativo Tempo do iOS é muito similar àquele apresentado em abril.
iOS 7 - Tempo
Novo iMessage
Novas cores, novas animações. Você vai achar que está em outro celular.
iOS 7 - iMessage
Notificações
A notificação cinza que você conhece hoje com o iOS 6 que aparece no topo da tela, ficará completamente preta no iOS 7.
iOS 7 - Notificações
Spotlight
O Spotlight será acessado na própria tela dos aplicativos, bastando puxá-la para baixo. Isso pode ser em qualquer tela, não mais a primeira.
iOS 7 - Spotlight
Novo Mail
Nenhum outro analista apostou no Mail, mas exatamente como previu nosso colunista Marcus Mendes, o aplicativo recebeu mudanças com funcionalidades já existentes em outros apps mais modernos, com gestos. Faremos com calma um artigo especialmente para ele, com as novidades.
iOS 7 - Mail
Recurso “Por Aqui” na App Store
Mais uma tentativa de divulgação de aplicativos por parte da Apple. Ele identifica quem está na sua região e diz quais os apps mais usados. A localização de cada usuário pode ser autorizada ou não por ele.
PorAqui
Novo Safari
O Safari recebeu uma repaginada completa, tão completa que você se perderá no início. As abas ganharam uma visualização em 3D, para serem foleadas.
iOS 7 — Safari
Novo sistema contra ladrões
A Apple atendeu aos pedidos de muitos e está desenvolvendo um sistema para desestimular o roubo de iPhones. Com o iOS 7, se seu aparelho for roubado e restaurado, ele só poderá ser ativado com os dados do iCloud (senha e usuário), no qual o ladrão não sabe, pois apagou o aparelho. Assim, ele não funcionará mais e não poderá ser revendido. É claro que dificilmente o antigo proprietário irá recuperá-lo, mas aparelho que não pode ser revendido não desperta muito o interesse dos ladrões.
iOS 7 — Ladrao
FaceTime
O FaceTime agora recebeu um aplicativo separado no iPhone, como acontece no iPod e iPad. A cor escolhida é uma belezinha
iOS 7 — FaceTime
A novidade é que agora será possível fazer ligações por áudio pelo FaceTime, substituindo aplicativos como o Skype, por exemplo, para chamadas entre dispositivos da Apple.
iOS 7 - FaceTime Audio
Identificação de acessórios não-certificados
Se você comprou algum cabo USB não-oficial da Apple, o iOS 7 lhe informará que ele pode não ser confiável.
iOS 7 - Cabo China
Segurança
O iOS ainda não sofre com vírus, mas a segurança está aumentando. Ao conectar o iPhone em um computador diferente do seu, ele pergunta se ele é “confiável“, pois poderá ter acesso a todos os dados contidos no aparelho.
iOS 7 - Segurança
Siri
Não foi desta vez que o Português foi incluído no assistente vocal. Mas como nenhuma língua foi, ainda resta esperanças até a versão final. Cruzemos os dedos!
Compatibilidade
O iOS 7 será compatível apenas com os seguintes aparelhos (nem todas as funções estarão disponíveis nos mais antigos):
iPhone 4, 4S, 5 e iPod 5ª geraçãoiPad Retina, iPad 2 e iPad mini
Lançamento oficial
A liberação pública do iOS 7 é esperada para os meses de setembro/outubro, sem ainda data definida.
Versão beta
Aconselhamos fortemente a não instalar versões encontradas na internet, pois isso bloqueia todo e qualquer aparelho que não esteja cadastrado como desenvolvedor na Apple. Por isso, não damos suporte a este tipo de erro aqui no Blog.

Apple apresenta o iOS 7, totalmente reformulado (atualizado)


iOS 7
ATUALIZAÇÃO: Estamos postando diversas imagens do novo beta em português em nosso Twitter, não deixe de conferir: link.
A Apple hoje apresentou um sistema completamente novo para o iPhone, que significará certamente uma quebra no que vimos nos últimos anos. O iOS 7 traz ícones horríveis, mas mudanças nunca vistas no sistema móvel da Apple. Confira um resumo do que foi apresentado hoje.
Depois de 6 anos sem mudar o básico do seu visual, o iOS receberá em setembro a sua maior mudança desde que foi criado. E ao invés de ser gradativa, ela será radical e de certa maneira, agressiva: a sensação do usuário será de ter um telefone diferente em suas mãos.
A primeira coisa que chama a atenção são os ícones reformulados, que, na minha opinião, são básicos demais, quase infantis. Mas deixando este detalhe de lado, o novo iOS traz em sua estruturas mudanças que há tempos gostaríamos de ver no nosso sistema. É claro que temos primeiro que “pegar nas mãos” a versão beta para testarmos e vermos como ele é no dia-a-dia, mas as primeiras impressões foram impressionantes.
Novo Calendário
Ícones
O iOS 7 ficará disponível para o grande público somente entre setembro e outubro. Os dispositivos suportados serão o iPhone 4, 4S e 5, iPod touch 5g, além do iPad 2, 3, 4 e mini.
Durante os próximos dias, mostraremos todas as novidades que estarão ou não disponíveis no Brasil, com testes próprios em diversos aparelhos. Não perca. ;)