sexta-feira, 7 de junho de 2013

Jornal dos EUA troca fotógrafos por jornalistas com iPhones

Chicago Sun-Times demitiu toda a equipe de fotógrafos e agora quer que seus repórteres façam "aulas básicas de fotografia" com smartphone da Apple...


Notícias Relacionadas

O jornal norte-americano Chicago Sun-Times demitiu toda a sua equipe de fotografia e agora quer que seus repórteres tenham aulas de “fotografia básica com iPhone”. As informações são do Poynter.
Após dispensar os 28 profissionais da equipe de fotografia e propor a nova função para seus jornalistas, o veículo recebeu algumas duras críticas. A ex-fotógrafa do Sun-Times, Alex Garcia, por exemplo, afirma que a “ideia de que freelancers e repórteres possam substituir uma equipe de fotógrafos com iPhones é idiota no pior, e talvez desinformada na melhor das hipótreses”.
No entanto, esse acúmulo de funções proporcionado por câmeras de smartphones cada vez melhores parece ser uma tendência. Em novembro de 2012, repórteres da revista Time usaram iPhones para fazer a cobertura fotográfica do furacão Sandy. Até a capa da publicação teve uma imagem feita com o smartphone na época. 
Além disso, um fotógrafo do jornal britânico The Guardian utilizou apenas seu iPhone 4Spara cobrir as Olimpíadas de Londres no ano passado.