sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Nokia anuncia seu primeiro modelo de celular com Linux


N900 tem tela sensível ao toque e poderá ter várias janelas de programas abertas simultaneamente.

A Nokia apresentou nesta quinta-feira (27/8) seu primeiro telefone celular equipado com o sistema operacional de código aberto Linux. O objetivo da empresa é reforçar a oferta de aparelhos premium para o setor corporativo. O novo modelo, chamado de N900, tem tela sensível ao toque, teclado deslizante e será vendido por cerca de 500 euros (1330 reais), sem subsídios.



“Estou certo de que esse modelo nos ajudará a ganhar mercado do iPhone”, disse Anssi Vanjoki, vice-presidente de mercado da Nokia, em entrevista à agência de notícias econômicas Dow Jones. Uma das vantagens desse telefone, destacou o executivo, é que será possível ter uma experiência mais parecida com a de um computador comum. Segundo ele, será possível ter várias janelas abertas ao mesmo tempo.



A maioria dos telefones da Nokia usa o sistema operacional Symbian, também de código aberto. Segundo Vanjoki, são esses telefones que rivalizarão diretamente com o iPhone. Além disso, ele disse que a empresa continuará investindo no Symbian e a maioria dos futuros lançamentos deverá rodar esse sistema operacional.



O telefone também estará presente no evento Nokia World, que acontece na próxima semana, em Stuttgart, Alemanha. A fabricante ainda não tem previsão de quando o N900 chegará ao Brasil.







Por Computerworld

.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Apple confirma que fará evento sobre iPods em setembro


Empresa deve anunciar novas versões de seu popular tocador de música digital.

Confirmando os rumores que circularam na internet nos últimos meses, a Apple realizará um evento no dia 9 de setembro (e não no dia 7 de setembro, como especulado anteriormente). Na oportunidade, deverão ser anunciados novos modelos de iPod, o popular tocador de música digital da empresa.

O evento acontecerá no Yerba Buena Center, em São Francisco, nos Estados Unidos, às 10h. A empresa não forneceu mais detalhes sobre o que será anunciado, mas o e-mail traz uma silhueta de uma pessoa dançando com um iPod na mão. A legenda traz o texto “It’s only rock and roll, but we like it”, referência a uma canção dos Rolling Stones.

Desde 2005, a Apple faz anúncios relacionados ao iPod em setembro. Em 2008 a companhia lançou nessa época o iPod nano, fez alterações no modelo touch e disponibilizou o iTunes 8.

Recentemente o respeitado jornal Financial Times divulgou que a Apple estaria juntando forças com gravadoras como EMI, Sony, Warner e Universal em um novo projeto musical.

Especulações não faltam sobre lançamentos da Apple no evento de setembro. Sites e blogs de tecnologia falam de iPods com câmera integrada, nova versão do iTunes e tablets, entre outros produtos. A sugestão para o iTunes 9 é de um novo sistema de redes sociais para compartilhar informações entre usuários e suporte a discos Blu-ray.

O site All Things Digital acredita que o evento trará o retorno do CEO da Apple, Steve Jobs, aos palcos, depois do afastamento por problemas de saúde. Já a BBC destaca que o evento da Apple será um momento importante para a empresa, pois, na semana seguinte, quem fará um evento será a Microsoft. Nele, a empresa deve apresentar o Zune HD, que chega para brigar com o iPod touch.

Por redação da Macworld
Publicada em 31 de agosto de 2009 às 15h59

.