sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Nokia anuncia seu primeiro modelo de celular com Linux


N900 tem tela sensível ao toque e poderá ter várias janelas de programas abertas simultaneamente.

A Nokia apresentou nesta quinta-feira (27/8) seu primeiro telefone celular equipado com o sistema operacional de código aberto Linux. O objetivo da empresa é reforçar a oferta de aparelhos premium para o setor corporativo. O novo modelo, chamado de N900, tem tela sensível ao toque, teclado deslizante e será vendido por cerca de 500 euros (1330 reais), sem subsídios.



“Estou certo de que esse modelo nos ajudará a ganhar mercado do iPhone”, disse Anssi Vanjoki, vice-presidente de mercado da Nokia, em entrevista à agência de notícias econômicas Dow Jones. Uma das vantagens desse telefone, destacou o executivo, é que será possível ter uma experiência mais parecida com a de um computador comum. Segundo ele, será possível ter várias janelas abertas ao mesmo tempo.



A maioria dos telefones da Nokia usa o sistema operacional Symbian, também de código aberto. Segundo Vanjoki, são esses telefones que rivalizarão diretamente com o iPhone. Além disso, ele disse que a empresa continuará investindo no Symbian e a maioria dos futuros lançamentos deverá rodar esse sistema operacional.



O telefone também estará presente no evento Nokia World, que acontece na próxima semana, em Stuttgart, Alemanha. A fabricante ainda não tem previsão de quando o N900 chegará ao Brasil.







Por Computerworld

.

0 comentários: