sábado, 3 de janeiro de 2009

USB sem fio deixa todo mundo feliz!


USB é uma terminologia do computadorística tão comum nas configurações de computador quanto RAM, HD e nerd. Esse padrão é o mais usado por todas as porcarias que você liga no computador. Impressoras, mouses, teclados, HDs externos e uma lista interminável de acessórios (alguns absurdos como ventilador e até aromaterapia) fazem parte do cotidiano e usam o bom e velho cabo com o conector chatinho e retangular, que depois do aumento significativo de velocidade da versão (de 1.1 (1.5 MB/s) para 2.0 (60 MB/s)), oferece agora uma versão de USB que elimina um dos grandes inimigos dos organizadinhos e dos arquitetos: os malditos cabos.

O Wireless USB, desenvolvido pelo mesmo consórcio que nos brindou com o USB (existe desde 2005), prega a revolução das paridades sem fio, o que não chega a ser nenhuma novidade, já que o bluetooth está aí faz um tempo. Qual é a diferença? O princípio é o mesmo, mas a velocidade... Enquanto o Bluetooth chega ao máximo de 3 Mbps – ok, na verdade, flutua mesmo em 1 Mbps - o WUSB diz que chega até em torno de 480 Mbps à uma distância de 3 metros (!!!!), podendo até chegar à 10 metros de distância, logicamente com perda de velocidade (pelas especificações, cai para 100mbps).

Esse padrão também seria muito melhorl do que WiFi, porque teoricamente é muito mais fácil de configurar. Talvez o WiFi não seja exatamente a coisa mais complicada do mundo (não é mesmo), mas não deixa de ser um pouco burocrático. Ele vai longe, chegando até 100 metros em espaços abertos, a velocidade é bem abaixo que o WUSB pode oferecer.

Vocês devem estar se perguntando; "tá bom, como é que isso vai ser útil para mim?" Bem fácil. Imagine assim, você coloca sua impressora, scanner, HD externo e etc em um Wireless USB hub e coloca no seu laptop um receptor. Assim quando você chega em casa, não precisa se preocupar, é só plugar o receptor e ter acesso à todos os periféricos. A Kensington já está vendendo um desses hubs que foi lançado agora neste agosto último(US$ 230,00). A idéia é que no futuro os periféricos já venham com os receptores embutidos. Se bem que a idéia do hub é bem legal, pois daria para usar todos os periféricos que você já tem, sem ter que comprar tudo de novo. E alguns lançamentos de laptop da Dell e Toshiba já com WUSB embutidos, e a NEC também deve entrar no jogo em 2009. De qualquer maneira, não achem vocês que os cabos estão mortos. Este ano saiu a especificação 1.0 do USB 3.0, que promete velocidades absurdas (4.8Gbps). Ou seja, para os geeks extremistas e caras que mexem com arquivos gigantes ainda terão aquela famosa zona de cabos em cima da mesa por um bom tempo.

Fonte: Gizmodo

Motorola vai demitir mais 400 funcionários para reduzir custos

Empresa amplia seus planos de cortes de empregados, que já
previam a demissão de 1,5 mil funcionários.

Dando sequência a seus planos de redução de custos, a Motorola vai demitir mais 400 funcionários, segundo comunicado enviado à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão americano equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil.

Em outubro, a companhia anunciou que iria cortar 1,5 mil funcionários, principalmente da área de dispositivos móveis. Com isso, as demissões no quarto trimestre de 2008 somam quase 2 mil trabalhadores. Segundo o comunicado, todos os segmentos de negócios da companhia, e diversas funções, serão afetados pelos cortes.

A empresa também comunicou que vai gastar cerca de 25 milhões de dólares com os atuais cortes. Com os outros 1,5 mil empregados demitidos, a companhia esperava gastar 104 milhões de dólares.

Além das demissões, as ações para redução de custos envolvem o encerramento de contratos e compromissos com fornecedores. Ao todo, os gastos com as inciativas devem atingir 189 milhões de dólares, segundo o comunicado.

Fonte: Computerworld