sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Apple começa a destacar que preços da App Store brasileira são em dólar, não em reais


Uma das perguntas constantes que muita gente se faz, e com razão, é relativo aos preços das lojas virtuais da Apple no Brasil, que antes eram expostos apenas com um cifrão na frente: o valor exposto é em dólar ou em real? Um aplicativo que custa apenas $0,99, será cobrado em qual moeda?
A Apple resolveu (tardiamente) deixar isso bem mais claro em todas as lojas da iTunes brasileira.
Agora, todos os preços de aplicativos, músicas e filmes são expostos não mais com cifrão, mas com um USD na frente (United States Dollar, dólar estado-unidense). As motivações para ela ter feito isso podem ser duas:
- muitas reclamações de usuários por se sentirem enganados em relação ao preço ao pensar que compravam em reais sem nenhum aviso por parte da empresa;
- ou é uma preparação da loja para a tão esperada transformação de preços de dólar para real, plano antigo da Apple que está sendo dificultado pela burocracia brasileira.
Seja como for, isso deve deixar mais claro aos usuários que o preço é mesmo em dólar. Muitos reclamam que não conseguem cadastrar seu cartão de crédito na loja por causa de “código inválido”, mas a verdade é que ela não aceita cartões nacionais ou de débito, apenas cartões de crédito internacionais, habilitados para compra no exterior. Justamente porque os preços são em dólar.