sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Sonyericsson prepara seu novo W960 - Finalmente a plataforma Symbian chega à Sony!


Uma poderosa combinação de um fino celular UMTS e um reprodutor de midia de alta performance; esta é a nova aposta da Sony Ericsson com seu novíssimo W960, o mais novo integrante da família Walkman®. Com capacidade previsa para mais de 8.000 músicas o W96 virá com inovações em seu Walkman® Player para uma navegação fácil e agradável pela lista de arquivos.

O mais novo membro do "clã" Walkman® terá ainda um display cristalino de 2.6" que permitirá uma excelente visualização das imagens captadas com sua câmera de 3.2 Megapixels. A promessa é a de vídeos com qualidade de TV em Widescreen.

O entusiasmo e aceitação em todo o mundo alcançados pela Linha "Walkman®" superou todas as espctativas da companhia, relata o presidente da Sony Ericsson Miles Flint.
Com um total de mais de 26.5 milhões de unidades "Walkman®" vendidas em todo mundo e ainda considerando que os consumidores da marca realmente entenderam o significado da proposta dos modelos como sendo "Music un your mobile" "sua música em seu equipamento móvel", traduzido "ao pé da letra", considera a companhia ser o momento propício para o lançamento de uma boa novidade.
Além disso, significa que os novos telefones da linha Walkman® farão mais rapidamente e de forma mais fácil a transferência ou simples download de músicas, mais maneiras inovativas de procurarar e interagir com os arquivos enviados ao telefone, etc

É também o momento em que a companhia finalmente começa a pensar além da música, jogos,videos e a navegabilidade pela web, agora são objetivos claros da Sony Ericsson.

A grande novidade e aguardada por todos os amantes da marca?: O modelo virá com base de seu sistema Symbian OS v9.1

É aguardar e conferir!

The Sony Ericsson W960 Walkman® Phone

* Store more
Up to 700* albums and PC-to-phone transfer of 1GB in less than 3 minutes
* Touch and play
Navigate the latest Walkman® player with touch of a finger or stylus
* Explore more
Surf the Web via Wi-Fi™ or at 3G speed and watch videos in TV quality



Fonte: www.symbian.com

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Confiram um clone do N95 sendo Vendido Livremente no Mercado Livre. Estes incríveis chineses...

Quando a notícia sobre a clonagem da ovelha "Doly" circulou pelo meio científico, o mundo inteiro se curvou diante de algo novo, onconcebível, e que o homem havia se superado e fingir-se de Deus, já não era pura fantasia.
Lá estavam elas, as duas ovelhinhas para qualquer mortal ver, se pasmar e ter que acreditar,de um jeito ou de outro.

Pois bém amigos, estando a clonagem "entre nós", durante uma destas navegações descompromissadas, realizadas durante os horários de almoço, sempre atribulados, me deparei com um "Clonão" mas na área tecnológica.. Um N95 com tela "touchscreen" e várias outras "particularidades" pra cientista nenhum botar defeito.

Eu sinceramente vou reproduzir aqui no blog a íntegra do anúncio pra que os amigos visitantes tenham uma noção clara.. Até onde vai o consumismo e claro a disposição chinesa em sempre, sempre criar alternativas no mínimo geniais.. (embora ilegais)rs.

Com vocês então, o anúncio (no ar no site Mercado Livre) do N95 clonadão! A Doly do meio tecnológio...rs

Nokia N95 - Touchscreen - Não é Nokia - R$ 850,00


Aparelho novo, na caixa. Está funcionando perfeitamente.


Acompanha cartão micro SD de 256mb.


APARELHO ESPETACULAR!

OLHEM AS FOTOS REAIS DO PRODUTO!!

O APARELHO E SEU FABRICANTE

O aparelho é fabricado pela CECT, uma das maiores do mercado na China, onde é vendido com o nome de CECT N95. Na verdade, o aparelho era esteticamente diferente, e copiou a carcaça do N95 e o nome Nokia para conseguir clientes no exterior.

O aparelho é obviamente cópia estética do N95. Mas as semelhanças são somente essas.


CÂMERA

Na carcaça, é mencionado a lente Carl Zeiss (inclusive, escrito errado), mas isso é mentira, assim como a inscrição de 5.5 mp (na verdade, é 1.3 mp).

A lente é uma genérica, precursora da lente que equipa o Samsung D500 (que, para os que não sabem, foi desenvolvido na China, e não na Coréia), usada em dezenas de tipos de celulares mais `acessíveis´. Tem uma obturação de somente 256 cores (a foto sai em 65.536 cores, mas é o OS dele que faz esse cálculo).



PROCESSADOR

Seu processador é um clone do OMAP2 desenvolvido pelaTexas Instruments, que funciona muito bem.

Possui todas as funcionalidades dos processadores Motorola, Nokia, ou Sony Ericsson. Mas não traz nenhuma novidade também.

VÍDEO PLAYER E MP3 PLAYER E DISPLAY

Tem video player muito melhor que qualquer celular comercializado no Brasil, suportando mpeg4, qvideo, avi sem encriptação ou compactação e h.263, em sua grande tela de 2,6''. Captura e reproduz a 30fps.

O mp3 player é excelente, capaz de produzir bom som com qualidade, ou som alto com distorção. Com certeza ninguém encontrará nenhum aparelho nacional capaz de tocar tão alto quanto esse.

O display é o mesmo do Nokia N95, com 2.6? e 16 milhões de cores. É muito melhor do que qualquer display de qualquer celular da Sony Ericsson.



BATERIA

Em relação a bateria (750mAh), é suficiente para uma pessoa que fala muito como eu ficar de 3 a 4 dias sem recarregar (o mesmo que um SE K790, por exemplo).

Aliás, essa série toda de aparelhos chineses é vendido com 2 baterias e carregador externo. Enquanto você usa uma bateria, pode deixar a outra carregando. Além disso, não precisa correr qualquer risco por não ter que ligar o aparelho à tomada.


RESUMO:

- Custo baixo

- Excelente mp3 player

- Video player de ótima qualidade

- Facilidade para encontrar seus componentes

- Tela 2.6" de 16 milhões de cores

- Touch screen (o Nokia não tem)

- 2 baterias e carregador externo (o Nokia não tem)


É isso aí pessoal! Para aqueles que quiserem ver na íntegra o anúncio do clonão segue o Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61659372-nokia-n95-touchscreen-no-e-nokia-r-85000-_JM

Fonte: Mercado Livre

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Pato Fu grava clipe com apenas dois telefones celulares !



Videoclipe foi filmado com câmera de telefone celular, na Praça da Liberdade. Ricardo Koctus, baterista da banda (E), entrou na onda e fez o making of da produção com seu aparelho

Seria um dia como outro qualquer para quem caminha de manhã na Praça da Liberdade não fosse a presença de um casal de astronautas. Ela de vermelho, ele de branco, eram seguidos de perto por duas pessoas. Neste cenário, Fernanda Takai e John Ulhôa seguiam as recomendações de Giuliano Chiaradia e Rodolfo Nakakubo, diretores de Nada original, terceiro clipe do novo álbum do Pato Fu, Daqui pro futuro. Além da praça, o vídeo teve locações em um supermercado, uma locadora de vídeo e no Mineirão. Parece muita coisa – e é, ainda mais levando-se em consideração que a duração é pouco superior a três minutos – mas o processo de captação de imagens foi mais simples do que parece por causa do suporte utilizado para a confecção do clipe: apenas dois aparelhos de telefone celular.

Nada original é o segundo clipe brasileiro produzido desta maneira. O primeiro foi feito também por Chiaradia. Há pouco mais de um mês ele filmou O retorno de Saturno, do grupo Detonautas. Mas pelo andar da carruagem, o do Pato Fu deve ser lançado antes. Gerente de produção do canal pago Nickelodeon, Giuliano Chiaradia cita a máxima de Glauber Rocha para explicar esta nova maneira de se produzirem clipes. “Com um celular, o esquema é uma câmera na mão e uma idéia na cabeça mesmo. Para realizar os dois clipes, não dependemos de equipamento de luz, sonoplastia ou grandes estruturas que podem dificultar a realização de um projeto. Pude ir para qualquer lugar com o celular na mão”, conta ele, que em 2004 dirigiu Beep, curta-metragem realizado com celular.

O roteiro do clipe, criado pelos dois diretores e pela vocalista e pelo guitarrista do Pato Fu, conta um pouco do dia-a-dia de um casal. “O cotidiano é meio sem graça, então pensamos em fazer um casal espacial. Ou seja, é um casal diferente que faz as mesmas coisas que todo mundo”, comenta Fernanda Takai. As roupas de astronautas foram aquelas usadas pela dupla no clipe de Made in Japan (2000). O clipe do Detonautas foi mais complexo. Chiaradia fez três planos de uma atriz: ela acordando, saindo para a rua e indo encontrar seu grande amor. O xis da questão é que as cenas são todas de trás para a frente. Desta maneira, a atriz Gisele Câmara teve que fazer tudo ao contrário. “O celular permite uma experimentação total”, acrescenta Chiaradia.

Com o avanço tecnológico, é possível conseguir uma boa qualidade no produto final. Os aparelhos celulares top de linha têm hoje qualidade de imagem com a mesma definição de tela de um DVD. O aparelho utilizado por Chiaradia, um Nokia N95, é um deles. Vale lembrar que a opção pela realização com celular acaba se tornando também uma proposta estética. “Se quiser uma fotografia linda e uma luz maravilhosa, vai ser complicado, pois estou com um celular na mão. O processo é mais minimalista, então tenho que filmar com as condições que tiver. Isto tudo acaba virando uma proposta de linguagem”, conclui ele, que agora planeja fazer um longa-metragem rodado exclusivamente com aparelho celular.

Fonte: Portal "Uai" Jornal Estado de Minas

domingo, 19 de agosto de 2007

Windows Mobile 6, fizeram mais que uma simples maquiagem...



Desde que foi lançada a primeira versão, em 2000, que as grandes evoluções do sistema operativo da Microsoft são intercaladas com versões menores onde o gigante americano aproveita para introduzir novos conceitos ou tecnologias e para rever a interface geral.
Assim aconteceu com o PocketPC 2002 e o Windows Mobile 2003 Second Edition, que apareceram entre o PocketPC 2000 e o Windows Mobile 2003, e entre este último e o Windows Mobile 5, respectivamente.
O Windows Mobile 6 enquadra-se, cronologicamente, do lado das ‘actualizações menores’ mas, na verdade, oferece bastante mais do que à primeira vista deixava supor.

A ‘cosmética’ é o factor mais visível, surgindo o Windows Mobile 6 com gráficos mais sofisticados, mas foi nos pequenos detalhes que se registou uma maior evolução, certamente o resultado das ‘queixas’ e sugestões que milhares de utilizadores fizeram no último ano.
Há também uma apreciável diferença entre as novidades disponíveis para os PDAs e para os Smartphones, com o sistema operativo a assumir também a designação da plataforma onde foi instalado.
Os equipamentos com ecrã táctil irão contar com as versões Standard e Professional do Windows Mobile 6, dependendo de serem PDAs tradicionais ou de integrarem funções de telemóvel respectivamente.
Já o Windows Mobile 6 Standard está reservado aos Smartphones que não dispõem de um ecrã táctil e contam com um teclado como meio de interacção com o dispositivo.

Realizando Testes

Agora que já chegaram as primeiras actualizações de ROM que permitem instalar o Windows mobile 6 em equipamentos já existentes, chegou a hora de verificar até que ponto a nova versão do sistema operativo trás vantagens para o utilizador final.

Para esta análise foi utilizado um HTC P4350 sobre o qual foram realizadas duas baterias de testes, uma enquanto estava equipado com o Windows Mobile 5 e outra após a instalação da actualização.
Usando o mesmo equipamento é possível saber até que ponto o novo sistema operativo da Microsoft é uma vantagem ou desvantagem, e acima de tudo, que novidades podem ser encontradas.

Para ilustrar as novidades da versão Standard, e na impossibilidade de contar com um equipamento nas mesmas circunstâncias que o HTC P4350, ou seja, onde é possível avaliar o antes e o depois, os dados foram recolhidos a partir de um HP iPAQ 514.

Uma melhor aprestentação

A diferença mais evidente é logo o aspecto geral que o novo sistema tem. Ícones redesenhados, uma barra de título e de ferramentas com um novo tipo de gradient que lhe dá um aspecto arredondado e mais agradável.





Menu "Hoje" ou "Today"

É logo aqui que se sentem as primeiras novidades desta versão do sistema operativo, com a inclusão de dois plug-ins que dão acesso aos novos serviços Windows Live.



A caixa de pesquisa Live Search dá acesso ao serviço com o mesmo nome e permite que efectue buscas na Internet a partir do próprio ecrã Hoje.
Já o outro plug-in é bastante mais sofisticado e é composto por quatro painéis que podem ser apresentados alternadamente.

Na prática pouco acrescentam em termos de funcionalidade e servem para reduzir o número de passos necessários para atingir cada um desses serviços e fornecer informação sobre o estado de cada um deles.
Esta abordagem serve mais os interesses da Microsoft que do utilizador final, já que conduz estes últimos a usarem os seus serviços em detrimentos de terceiros (Google, Yahoo, etc).

A parte informativa pode demonstrar-se interessante em certas ocasiões já que permite ao utilizador ter uma ideia clara de quando foi a última vez que sincronizou o dispositivo, se existem mensagens recebidas, o seu estado do Messenger ou os contactos que se encontram on-line.
O facto de estar dividido em painéis poderá dar azo a que alguma informação importante passe despercebida caso o painel afixado seja outro.

Contactos

Mesmo com o crescendo das capacidades multimédia e de comunicação dos terminais Windows Mobile, o módulo de contactos continua a ser um dos principais em termos de utilização.



integração dos serviços Windows Live da Microsoft confere à lista de contactos uma componente dinâmica que resulta na identificação do local, ou forma, como o contacto foi armazenado e o seu estado actual.

Nesta lista passam a estar referenciados todos os contactos armazenados localmente (Outlook Mobile), os que estão no cartão SIM e os associados aos serviços Windows Live, como o Messenger ou o Spaces.

Criar um contato
A integração dos contactos numa única lista permite uma gestão centralizada dos mesmos, que passa inclusive pela capacidade de indicar o local onde os novos contactos deverão ser armazenados.



Para além do destino habitual, é agora possível indicar que o contacto deve ser guardado directamente no cartão SIM (informação muito limitada mas ‘transportável’) ou nas pastas do Windows Live (Internet).

Ao escolher como destino o Cartão SIM deve ter em mente que a quantidade de informação que o Windows Mobile permite guardar é muito reduzida, com o nome a estar limitado a 14 dígitos (pode variar em função do cartão usado).



Finalmente é possível indicar como pretende guardar o nome, evitando o detestado formato americano que coloca sempre o apelido antes do nome próprio, e associar de imediato um toque personalizado.
Se o destino for o Windows Live o sistema operativo dá-lhe a possibilidade de o adicionar também ao Live Messenger automaticamente.

Partilhar Contactos

Uma das grandes lacunas do Windows Mobile foi finalmente colmatada com a inclusão da possibilidade de enviar a ficha de contacto para outro equipamento através de um SMS ou em formato vCard.



Para além do formato SMS, o mais comum entre os telemóveis, há ainda a possibilidade de optar pelo MMS (permite incluir a foto e o toque associado), o vCard (que usa também o MMS como suporte), o eMail ou a transmissão directa via Bluetooth ou Infravermelhos.
Algumas destas funcionalidades já existiam na versão anterior do Windows Mobile mas a suas integração e utilização não se encontrava tão simplificada.

Integração com as chamadas

A ficha de um contacto passou a ter presente a última chamada realizada e esta dá acesso a uma lista com todas as chamadas que foram feitas ou recebidas dos números associados.



A gestão de chamadas passa a ser mais simples já que deixou de ser necessário recorrer à lista global de chamadas para saber quando foi a última vez que ligou a alguém e que número utilizou dessa vez.

Calendário

Se para o utilizador comum este módulo não tem uma importância muito grande, já para o utilizador profissional é indispensável.
Foi a pensar nesse perfil de utilizador – profissional – que a Microsoft introduziu a maioria das modificações a este módulo.



A nova barra que aparece quase no topo do ecrã dá uma visão global do tempo ocupado no dia em questão.
Por seu lado a vista semanal viu a descrição do compromisso passar para o fundo do ecrã deixando de se sobrepor à barra de navegação que existe por cima da lista.



Em termos de parametrização passou a ser possível indicar qual o dia que marca o início da semana (domingo ou segunda-feira) e usar os serviços Windows Live para notificar os participantes nas reuniões de alterações de última hora.




A componente profissional volta a receber uma atenção extra tornando-se mais simples responder a pedidos de reunião, propor uma nova hora ou de notificar os restantes participantes.
Tal como aconteceu com os Contactos também os compromissos passam a poder ser partilhados usando, desta feita, o formato vCalendar.

Serviços Windows Live

A verdadeira novidade da versão 6 do Windows Mobile é a integração dos novos serviços da Microsoft um pouco por toda a parte.
Para além dos módulos próprios, é possível encontrar o Windows Live e seus serviços nos Contactos, Calendário, Messaging, etc.




A presença faz-se logo sentir no ecrã Hoje onde é possível manter dois plug-ins: o Live Search e um mais abrangente que engloba o Windows Live, o Messenger, o estado de sincronização e as mensagens de correio recebidas.
Curiosamente este último painel não integra as mensagens de texto recebidas, daí que seja inevitável a presença do velhinho plug-in de mensagens no ecrã Hoje.



A experiência obtida usando o Windows Live num computador de secretária é transportada para o terminal móvel com tudo o que isso implica: Live Search, Live Messenger, Live Hotmail, Live Spaces, etc.
Existem serviços que ainda não se encontram disponíveis o que não invalida a utilidade de centralizar todas a sua informação na Internet.

Live Messenger

O elemento mais útil dos serviços Windows Live é o Live Messenger que apresenta algumas novidades relativamente às versões anteriores.
Continua a não existir suporte para comunicação directa por voz ou imagem, partilha de espaço de trabalho ou aplicações, como acontece com a versão para computadores de secretária, centrando-se este serviço na comunicação imediata.



Tendo como principal objectivo ser uma alternativa ao SMS, já que se baseia essencialmente na comunicação por mensagens escritas ou por envio e recepção de ficheiros, o Live Messenger conta com uma interface melhorada e um formato mais simples de utilizar.
Tudo se encontra presente no mesmo ecrã, seja a lista de contactos, sejam as sessões de conversação com outros utilizadores, agora organizados em tabuladores diferentes identificados pelo avatar associado.

A comunicação por voz, ainda que não se possa processar directamente, não foi esquecida (afinal estamos a falar de telemóveis) podendo ser enviados e recebidos pequenos ficheiros de voz gravados no momento



Podem ser enviados ficheiros em outros formatos embora não exista a garantia que o receptor poderá aceder ao seu conteúdo (caso não tenha a aplicação correspondente instalada).
Já existe suporte para os emoticons, tal como acontece com as versões para computadores de secretária, e há uma espécie de corrector ortográfico que se encarrega de corrigir pequenos erros de digitação, como a falta de acentos por exemplo (‘não’ passa a ‘não’ automaticamente).

A parametrização permite que indique se quer os ficheiros de voz reproduzidos automaticamente e qual a forma como pretende ser avisado para a chegada de uma nova mensagem: usando o método definido no sistema operativo ou apenas vibrar caso prefira uma forma mais discreta.

E-Mail

Uma das grandes novidades é o suporte para mensagens de correio electrónico em formato HTML.
Este tipo de funcionalidade era há muito exigida pelos utilizadores profissionais que frequentemente se viam impedidos de processar mensagens nos seus terminais devido a essa limitação.



A escolha da conta a utilizar agora tem direito a um ecrã próprio, sendo mais simples não só optar pela desejada como também ter uma imagem global das mensagens não lidas.
Há um assistente para criação de novas contas que conduz o utilizador por todos os passos necessário à sua definição, recolhendo os dados de uma forma consistente e faseada.

As mensagens recebidas em formato HTML que incluam ficheiros complementares, como mensagens, folhas de estilo, etc, são só parcialmente carregadas por defeito de forma a não sobrecarregar a conta telefónica do utilizador com mensagens de spam e para proteger a sua privacidade (alguns spammers verificam a validade dos endereços e-mail através do acesso a imagens embebidas nas mensagens).
Entre a formatação HTML suportada contam-se as tabelas, listas (bullets), tamanho e cor do texto, imagens e hiper-ligações.



O envio de mensagens é um pouco mais limitado já que não é permitido usar o formato HTML nem para responder a uma mensagem que se encontrava neste formato.
É possível juntar qualquer tipo de ficheiro – voz, imagem ou documentos – mas estes serão tratados com anexos e não como parte da própria mensagem.
Para simplificar o processo de envio de mensagens, à medida que vai escrevendo o endereço de destino o Windows Live vai pesquisando a base de dados de contacto e sugerindo os que satisfazem o critério usado.

A localização de mensagens é agora mais simples já que passou a ser possível ir digitando alguns caracteres ou algarismos que irão servir de elemento de filtragem da lista.

Internet Explorer Mobile

Poucas novidades para além de uma revisão gráfica e de uma reestruturação do sistema de menus.



O browser da Microsoft aparenta estar mais fluído, aceitando melhor certos tipos de formatação que agora são correctamente apresentadas.
A ‘grande’ novidade é a inclusão de uma opção nos sistema de menus que permite repor o cursor de texto na barra de endereços tornando possível usar o Internet Explorer Mobile usando exclusivamente o teclado.

Partilha de Ligação(Internet Sharing)

O Windows Mobile não se encontra apenas apto a aceder à Internet mas também a permitir que um computador portátil ou de secretária o faça usando o seu modem interno.

Pode optar entre usar o cabo de sincronização USB como veículo de comunicação ou se preferir uma solução sem fios, há ainda a possibilidade de estabelecer uma ligação entre os dois dispositivos por Bluetooth.

Office Mobile

Para os dispositivos com ecrã táctil - Windows Mobile 6 Classic ou Professional - as modificações às aplicações tradicionais do Office foram praticamente inexistentes.
Já para os Smartphones – Windows Mobile 6 Standard – no Office Mobile passou a existir a capacidade de alterar o conteúdo dos documentos em formato Word ou Excel apesar de muitas outras funcionalidades continuarem a não ser suportadas.

Segurança

O utilizador profissional, que muito preza os dados armazenados no seu equipamento ou nos cartões de memória, irá receber as novas funcionalidades de segurança de braços abertos.


integração com os serviços do MS Exchange Server só por si já eram uma garantia de que a informação poderia ser mantida confidencial mesmo se o equipamento caísse em mãos erradas, mas o problema mantinha-se para os cartões de memória que são geralmente usados para guardar documentos face à reduzida memória do equipamento.

Com o Windows Mobile 6 pode encriptar o conteúdo do cartão de memória à medida que os documentos foram transferidos ou escritos neste, sendo que só os poderá voltar a abrir a partir do mesmo equipamento.
Se por um lado é uma funcionalidade útil e interessante, por outro irá causar muito dissabores a quem lhe avariar o terminal.

Para as mensagens de correio electrónico passou a existir um novo nível de segurança, para além da assinatura e encriptação da mesma, que indica que tipo de acções o destinatário poderá realizar sobre ela.
Responder, enviar a terceiros (foward) ou alterar o texto original passam a depender do estado deste novo parâmetro.

Quanto aos certificados, que validam a instalação e execução de aplicações, permitem aceder ou receber certos tipos de informação, contam agora com um novo nível de protecção que fica posicionado entre os certificados pessoais e os de raiz.
Os Certificados Intermédios podem ser usados pelas empresas para garantirem um certo grau de segurança, para aplicações, dados ou comunicações, sem exporem a totalidade dos serviços do dispositivo.

Windows Update

A actualização dos equipamentos continua a ser o calcanhar de Aquiles do Windows Mobile muito por culpa das expectativas que as versões do Windows para computadores de secretária criaram nos utilizadores.

O Windows Update é uma das componentes que conquistou o seu espaço entre os utilizadores do Windows e agora prepara-se para trilhar o mesmo caminho nos equipamentos Windows Mobile.


A Microsoft chamou a si a gestão das actualizações que serão fornecidas pelos fabricantes e colocadas num servidor único tornando-as disponíveis para qualquer utilizador da marca.

O processo de verificação, descarregamento e instalação passa a ser totalmente automático podendo ser executado a qualquer momento a pedido do utilizador.



O próprio sistema recomenda que active o sistema de actualizações automáticas mas, logo de seguida, avisa que este modo poderá implicar custos e deixa ao critério do utilizador usar a rede móvel para descarregar as actualizações.
Caso responda afirmativamente à primeira opção e negativamente à segunda, durante o período que o dispositivo está a usar uma ligação não celular – ActiveSync ou WiFi – as actualizações serão descarregadas (ou a pedido do utilizador).

Telefone

O módulo de chamadas do Windows Mobile 6 também recebeu alguns melhoramentos tornando-o mais integrado com a lista de contactos.



Grande parte das funcionalidades do painel telefónico são mantidas, como a possibilidade de consultar a ficha do contacto, a lista de chamadas ou associar uma nota à chamada em curso.



É na lista de chamadas que aparecem as maiores diferenças, sendo possível consultar a todas as chamadas recebidas e efectuadas para um dado número / contacto assim como acrescentar à lista de contactos os números desconhecidos.

O Voice-over-IP passa a ser suportado nativamente pelo sistema operativo que tem agora a possibilidade de escolher a forma mais económica de realizar chamadas: através da rede celular ou de um hotspots WiFi.

Desempenho

Este é provavelmente o ponto que mais interesse desperta entre os eventuais futuros utilizadores desta actualização. O que lhes interessa mesmo saber é “quanto vou ter que pagar em termos de desempenho para ter o Windows Mobile 6 ?”.

A resposta é agradável e simples: Nada. Na realidade o Windows Mobile 6 é até um pouco mais célere que a versão anterior fruto de algumas optimizações efectuadas pela equipa de desenvolvimento da Microsoft.

Desempenho global

O HTC P4350 foi beneficiado em termos gerias pela instalação do Windows Mobile 6, o que significa que as novas funcionalidades e a interface mais cuidada não implicam ‘custos’ directos em termos de performance.


diferença para os modelos equipados com processadores mais poderosos é ligeiramente atenuada mas torna-se claro que o principal entrave deste equipamento é mesmo o processador TI OMAP.
O ganho de 4% no índice geral de performance do equipamento não é suficiente para afirmar que o Windows Mobile 6 comporta-se melhor que o seu antecessor em todas as circunstâncias.

Processamento puro

Quando é avaliada a influência que o sistema operativo tem no desempenho do processador, isto é, a forma como os diversos processos que são invísiveis para o utilizador se encontram optimizados, a nova versão volta a superar o Windows Mobile 5.


Isto não significa que o processador de repente passou a ser mais rápido, mas simplesmente que a carga que o sistema operativo exerce sobre este é menor, logo há margem para se dedicar a outras tarefas completando-as num espaço de tempo inferior.
A diferença de performance entre as duas versões do Windows Mobile volta a centrar-se nos 3 a 4% o que se demonstrará vir a ser uma regra uniforme ao longo deste teste.

Acesso a ficheiros

A maior parte das operações realizadas num PocketPC implica a leitura ou escrita de dados em ficheiros.
Lançar a aplicação X ou abrir o documento Y são apenas algumas das facetas visíveis desta módulo, mas o Windows Mobile mantém registos de chamadas, verifica frequentemente se existem alarmes ou avisos que devem ser actuados, reorganiza a memória persistente, etc.


A forma, ou antes, a velocidade com que o Windows Mobile consegue gerir os ficheiros armazenados na ROM ou os que se encontram temporariamente na RAM ditam o valor global do equipamento (embora o processador também tenha uma palavra muito forte neste assunto).
As diferenças para o Windows Mobile 5 e para os restantes equipamentos da marca mantém-se.

Desempenho gráfico

Uma das vantagens dos processadores TI OMAP, que actua normalmente a metade da velocidade que os concorrentes, é de integrarem uma espécie de co-processador gráfico que optimiza as tarefas de desenhar e redesenhar tudo o que se passa no ecrã.



Não será por isso de estranhar o melhor comportamento do HTC P4350, neste ponto, face aos modelos equipados com processadores de outra marca.
A diferença entre as duas versões do Windows Mobile é quase inexistente o que deixa bem claro que a nova interface, apesar de mais rica, tem o mesmo ‘peso’ que a anterior.

Em resumo …

desempenho cerca de 4% superior ao do Windows Mobile 5 reflecte o cuidado que a Microsoft teve em não prejudicar a performance geral do equipamento ao introduzir novas funcionalidades e ao renovar parte da interface gráfica.

O que falta

Sendo um passo em frente, relativamente à versão anterior, o Windows Mobile 6 continua a ser um sistema desenvolvido a partir de um conceito informático adequando-se ao termo PDA Phone, já que a componente telefónica continua a ser a ‘parente pobre’.

Existe um conjunto de utilizadores que não procura um ‘computador com telefone integrado’ mas sim um ‘telefone com computador integrado’ e que privilegia as funcionalidades telefónicas, e não se sente confortável com a abordagem feita pela Microsoft.



Quem compreendeu esta nuance foi a Palm que, ao criar o seu primeiro equipamento baseado no Windows Mobile, personalizou a vertente telefónica tornando-a mais simples e intuitiva sem que isso implicasse uma menor funcionalidade do resto do sistema operativo.

Conclusão Geral

Mesmo tratando-se de uma evolução ‘menor’ do Windows Mobile, a nova versão do sistema operativo apresenta diversas vantagens a um custo nulo (para o utilizador).

Se as alterações introduzidas no Windows Mobile 5 o tornavam quase obrigatório, já que debelava um problema sentido desde sempre (a volatilidade da memória quando a bateria esgotava), a nova versão apenas vem refinar alguns conceitos e introduzir uma mão cheia de funcionalidades.
Será bem-vinda nos terminais que poderem ser actualizados, mas a sua ausência não será notada nos restantes.

O Windows Mobile 6 vale mais por conferir uma nota de actualidade ao equipamento do que pelas novidades que encerra, mesmo concordando que, no seu conjunto, são um passo em frente.
Em todo o caso ainda se encontra muitos furos abaixo da personalização operada pela Palm no seu Treo 750, cujo Windows Mobile é (ainda) francamente superior em termos de funcionalidades ao novo sistema operativo da Microsoft.
Quem sabe se na próxima versão a Microsoft não se decide a licenciar as alterações que a Palm introduziu no Treo 750, tornando o Windows Mobile finalmente num verdadeiro sistema operativo para telemóveis.


Vantagens

Interface mais moderna

integração com o Windows Live,

Refinamentos nos módulos principais

Maior segurança,

Windows Update



Desvantagens

A Palm fez ainda melhor com o Windows Mobile …

Fonte com todos os louvores pelo belíssimo trabalho:
Comunidade "PC de Bolso - Portugal - http://www.pcdebolso.com/notVer.asp?id=2352

Acessem a comunidade pelo link acima e sempre que novidades estiverem lá postadas
certamente as colocarei aqui na AgÊncia C&T