quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vice-presidente da Google conta uma história sobre Steve Jobs. Se você é empresário ou manager, LEIA!



Depois do anúncio de ontem da renúncia de Steve Jobs ao posto de CEO da Apple, provavelmente os sites de notícias hoje inundarão suas páginas com retrospectivas dele (mostrando como foi bom enquanto ele durou), além de destacar que as ações da Apple estão caindo vertiginosamente. Bem, apesar de isso ser o que muitos querem ler, nós aqui tentaremos não entrar neste jogo, por considerarmos que o verdadeiro anúncio do afastamento de Jobs não foi ontem e sim no dia 17 de janeiro. Achar que tudo mudou só ontem, é ilusão.
Ele não morreu (apesar de alguns sites terem divulgado que ele teria apenas 6 semanas de vida, em março) e continua empregado da Apple, dando os mesmos palpites que sempre deu. O plano de transição provavelmente sempre foi este e, a curto prazo, nada irá mudar na administração da empresa e no lançamento de novos (e mágicos) produtos.
Porém, a oportunidade é interessante para conhecermos algumas histórias curiosas sobre Steve, como a contada por Vic Gundotra, vice-presidente da Google, que em 2008 trabalhava no setor de aplicativos móveis e, por isso, tinha uma relação estreita com a Apple. Um dia, ele recebeu um telefonema de Steve Jobs em pleno domingo, enquanto assistia um culto religioso. Era as véspera da keynote da Macworld 2008, em que Jobs apresentaria uma nova função do iOS: os webclips, possibilidade de colocar atalhos de sites na tela do iPhone.
A história é curiosa, confira:

Urgência ícone

Numa manhã de domingo, em 6 de janeiro de 2008, eu estava assistindo um culto religioso quando meu celular vibrou. De maneira mais discreta possível, eu chequei o telefone e li “número desconhecido”. Optei então por ignorar.
Depois do culto, enquanto me dirigia ao meu carro com minha família, verifiquei minhas mensagens no telefone. Havia um recado de Steve Jobs:
Vic, você pode me ligar em casa, tenho algo urgente para discutir.
Antes mesmo de chegar no meu carro, liguei de volta para Steve. Eu era responsável por todas as aplicações móveis do Google, e nesse papel, tinha relações regulares com ele. Foi uma das vantagens do trabalho. Eu disse:
Hey Steve! É o VicMe desculpe eu não atender a sua chamada anterior. Eu estava no meio do meu culto religioso e como o celular não identificou o número, eu não atendi.
Steve riu. Ele disse:
Vic, a menos que o identificador de chamadas diga ‘Deus‘, você nunca deve responder ao telefone durante o culto.
Eu ri nervosamente. Afinal, enquanto era costume ligações durante a semana, chateado com alguma coisa, era incomum ele me ligar no domingo e me pedir para ligar para sua casa. Eu me perguntava: o que era assim tão importante?
Então, Vic, temos uma questão urgente, que eu preciso resolver imediatamente. Eu já designei alguém da minha equipe para ajudá-lo e eu espero que você possa corrigir isso amanhã. Eu tenho olhado para o logotipo do Google no iPhone e eu não estou feliz com o ícone. O segundo O do Google não tem a tonalidade correta do amarelo. Ele está errado e eu vou pedir para Greg corrigi-lo amanhã. Tudo bem para você?
Claro que isso estava bem para mim. Poucos minutos depois, naquele domingo, recebi um e-mail de Steve com o título “Urgência ícone”. O e-mail me colocou em contato com Greg Christie para corrigir o ícone.
Desde que eu tinha 11 anos e me apaixonei por um Apple II, eu tenho dezenas de histórias para contar sobre os produtos Apple. Eles têm sido uma parte da minha vida durante décadas. Mesmo quando eu trabalhei por 15 anos com Bill Gates na Microsoft, eu tinha uma admiração enorme por Steve e pelo que a Apple tinha produzido.
Mas no final, quando eu penso sobre a paixão, liderança e atenção aos detalhes, eu lembro da ligação que recebi de Steve Jobs em uma manhã de domingo, em janeiro. Foi uma lição que eu nunca vou esquecer. CEOs devem se preocupar com detalhes. Mesmo com tons de amarelo. Em um domingo.
A um dos maiores líderes que já conheci, minhas orações e esperanças estão com vocês Steve.
Vic-
Agradecidos ao Blog do Iphone

domingo, 21 de agosto de 2011

Falsa página da Apple no Facebook promete sorteio de 10 iPads


Eu me pergunto como tem tanta gente que gosta de se iludir.
Está sendo divulgado rapidamente entre usuários brasileiros uma página no Facebook que diz ser da Apple Inc. e que promete sortear 10 iPads. E o que mais impressiona é o número de pessoas que estão acreditando nisso.
Até o momento de publicação deste artigo, mais de 6 milhões de usuários do Facebook (quase todos brasileiros) receberam o convite do “evento”, e destes, 205 mil o aceitaram.
Os pilantras não esclarecem como o suposto sorteio seria feito, mas exigem que o participante convide todos os seus contatos na rede para participar. Eles também pedem para “curtir” uma página falsa da Apple Inc. no Facebook.
Ora, basta pensar um pouco: se a Apple é contra promoções que oferecem iPads de presente, por que razão ela mesma faria um sorteio que vai até final de outubro? Ainda mais que uma promoção dessas desestimularia a venda de iPads, pois todos esperariam dois meses para comprar um, na esperança de ganhá-lo.
Felizmente leitores de blogs especializados são mais instruídos neste sentido e não caem facilmente no papo dos golpistas. Se fosse verdadeira a presença da Apple no Facebook, o endereço certamente seria facebook.com/apple. Atualmente a Maçã só possui perfis oficiais para a iTunes Store de alguns países e para a App Store.
Se você quer ajudar a acabar com a farsa, denuncie-a ao Facebook. Para isso, conecte-se na sua conta e denuncie a página, através do link situado na barra lateral esquerda da tal página. Escolha a opção Fraude e deixe a administração do Facebook fazer o resto. Ela costuma ser bem eficiente neste sentido, o que deve tirar rapidamente a página do ar.
Há sempre gente querendo maneiras fáceis de conseguir os produtos da Apple, mas como dizia ofilósofo, a maneira certa é a melhor maneira. :P