sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

App Store vs. Google Play: números indicam que faturamento da loja da Apple ainda é bem superior


App Store e o Google Play são as duas maiores lojas de aplicativos da atualidade, contudo, mesmo com o Android tendo uma parcela de mercado maior que a do iOS globalmente, a loja Apple continua bem à frente da loja do Google.
Gráfico - App Store vs. Google Play
O gráfico acima, da App Annie, nos mostra a diferença de faturamento entre ambas. As receitas cresceram bastante no fim do ano para as duas lojas mas, no geral, a App Store lucrou 3,5 vezes mais do que o Google Play.
Gráfico - Crescimento da App Store
De novembro para dezembro do ano passado, a App Store aumentou seu faturamento em 35%, 10 pontos percentuais a mais do que há um ano (novembro e dezembro de 2011). Como a Apple está vendendo cada vez mais iGadgets, é natural que mais e mais pessoas estejam vasculhando a loja em busca de apps, por isso esse aumento.
Top 5 de países mais lucrativos para a loja são: Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Austrália e Canadá. Juntos, eles representaram 60% de todo o faturamento da loja no segundo semestre de 2012. Contudo, a China — que estava em oitavo lugar no ranking em meados do ano passado — já ocupa a sexta posição e em breve poderá roubar o lugar do Canadá.
Gráfico - Top downloads na App Store
Usuários parecem gostar dos apps desenvolvidos pela Apple, já que eles foram novamente os campeões de downloads durante o mês de dezembro.
Gráfico - Top faturamento na App Store
Mas foi a Electronc Arts quem mais lucrou com as vendas de aplicativos no último mês de 2012. Vale notar, porém, que a desenvolvedora tem nada mais nada menos do que 958(!) apps publicados, o que sem dúvida ajuda nessa conta.
Gráfico - Top downloads na App Store
O jogo Clash of Clans [grátis; 47,8MB; universal, requer o iOS 4.3 ou superior], da Supercell, foi o mais baixado da loja.
Gráfico - Top downloads na App Store
Já entre apps comuns (sem ser jogos), o LINE, [grátis; 23,2MB; requer o iOS 4.3 ou superior de iPhones/iPods touch], da NHN, foi o campeão de downloads da App Store, seguido pelo editor de textos Pages [US$10; 245MB; universal, requer o iOS 5.1 ou superior], da Apple.
A estratégia do Google e de desenvolvedores que fazem parte do Google Play é bem diferente da estratégia que vemos na App Store. Enquanto na loja da Apple muita gente ganha dinheiro com a venda de aplicativos, no Google Play é mais comum vermos apps gratuitos, com a renda totalmente focada em publicidade.
Seria interessante vermos um gráfico entre as lojas no qual pudéssemos comparar os ganhos com as vendas de apps e com publicidade. Aí, sim, teríamos um entendimento melhor de quanto cada loja/apps fatura. Todavia, é bem difícil que publicidade gere todo esse montante ao ponto de chegar perto das receitas da App Store.
Créditos ao Macmagazine e Techcrunch

0 comentários: