sábado, 19 de março de 2011

Funções nativas do iPhone: Visual Voice Mail (ou Secretária Eletrônica Visual)


O iPhone possui algumas funções nativas que no Brasil nem todas as operadoras adotam. Uma delas é a Secretária Eletrônica Visual, também conhecida como Visual Voice Mail (VVM).
O VVM foi uma das funcionalidades que mais impressionou na apresentação do iPhone original, em janeiro de 2007, por mudar na época o conceito de mensagens gravadas.
Imagine a situação: você não pode atender uma ligação e ela acaba caindo na caixa postal. Com um telefone normal, o que acontece quando você precisa ouvir apenas o último recado, no meio de outros 5 que já estavam lá? Você liga para a caixa postal e é obrigado a ouvir todas as mensagens antes de chegar na última, não é mesmo? Pois o iPhone mudou o conceito: todas as mensagens aparecem em uma lista, em que o usuário pode escolher quando e em que ordem ouvi-las, sabendo previamente quem as deixou.
Confira a apresentação de Jobs na época:
A função associa automaticamente os números recebidos à sua lista de contatos, apresentando o nome de quem ligou. Com isso, você pode escolher a prioridade de escuta ou até mesmo apagar caso não seja de seu interesse ouvir. Para escutar a mensagem, basta tocar no nome desejado.
Esta função é incorporada no aplicativo Telefone, como último ítem da barra inferior.
Através do aplicativo, você pode também definir a gravação da sua mensagem de ausência (chamada aqui de Saudação) diretamente no aparelho, sem precisar ligar para a operadora para isso.
Nem todas as operadoras são compatíveis
Pode acontecer que tudo isso que foi dito acima seja uma surpresa para você e ao procurar a função no seu aparelho, você não a encontre. Se isso acontecer, é porque sua operadora não a disponibiliza, pois é preciso investir em infra-estrutura técnica para colocar o serviço no ar.
No Brasil, apenas a Claro oferece o Visual Voice Mail a seus clientes. Só ela. A Vivo já declarou que não tem interesse em investir nisso e propor essa vantagem a seus clientes, enquanto as outras simplesmente fingem que a função não existe. É decisão da operadora investir ou não nesta tecnologia, e não da Apple.
Em operadoras que não suportam a função, o botão Voicemail é apenas um atalho para ligar para a caixa postal. Clientes Claro que ainda não possuem o VVM, podem ligar para o número 1052 e pedir para ativar a Secretária Eletrônica do iPhone.
Agradecimentos ao Blog do Iphone.

—–
Há outras funções nativas do iPhone que não são suportadas pela Claro e sim pelas outras. No futuro, pretendemos falar delas também, para fazer com que todos saibam o que se perde com cada operadora e fazer assim pressão para que elas invistam cada vez mais no nosso smartphone preferido.

0 comentários: