quinta-feira, 2 de maio de 2013

AllThingsD ‘confirma’ que a mudança no iOS 7 será grande


iOS 7
Rumor publicado pelo site AllThingsD tem peso de notícia confirmada. Sempre dissemos isso aqui e até hoje nada aconteceu para desmentir isso. E é por isso que temos tudo para acreditar quando o mesmo site afirma que algumas mudanças importantes no iOS 7 serão feitas, e não haverá nenhum atraso no seu lançamento, ao contrário do que afirmam alguns veículos.
Em um artigo de ontem, o AllThingsD confirmou que alguns engenheiros do Mac OS X foram remanejados para a equipe do iOS, para ajudar nas mudanças que devem ser feitas no sistema. Isso já aconteceu em 2007, quando o Mac OS X Leopard acabou atrasando porque parte da equipe estava ajudando a finalizar o primeiro sistema do iPhone original. Isto deve garantir que o iOS 7 será lançado a tempo, sem atrasos.
As fontes também confirmam que será uma grande atualização, com muitas mudanças que devem agradar muitos, mas desagradar os que gostam de texturas e interfaces parecidas com objetos da vida real (o chamado skeumorfismo, como no iBooks ou o app Calendário). Como sempre, as opiniões devem ficar divididas e o novo sistema não deverá agradar a 100% das pessoas, por isso, fique preparado.
Sabe o Game Center, com aparência de tapete verde de mesa de jogos? Bem, diga adeus ao circo…
Ou seja, parece quase como um novo “renascimento” do sistema, com mudanças que realmente serão importantes. Os esforços de Jony Ive, segundo alguns, é de impor uma “desForstallização“, ou seja, acabar com todos os elementos gráficos que Scott Forstall (ex-chefe da equipe iOS e pai do sistema) defendia. Claro, não significa que todo o sinal de skeumorfismo será excluído do sistema, mas mudanças acontecerão. Como já salientamos aqui, a interface básica do iPhone não muda desde o seu lançamento em 2007 e novos concorrentes como Windows Phone e Blackberry mostram que ainda é possível criar novas interfaces diferentes. Basta que a equipe de Jony Ive tenha criatividade para elaborar coisas novas e tempo para implementá-las.
Apesar de toda a mudança radical ser acompanhada de tensão e expectativa entre os usuários (vai que piora?), o fato é que Jony Ive sempre deu prioridade à facilidade e simplicidade da experiência do usuário. Portanto, mesmo que a parte cosmética seja diminuída, o que prevalecerá será o prazer e intuitividade que será usar a interface, o que sempre foi uma característica marcante do iOS.
Só nos resta aguardar o dia 10 de junho para conhecermos as novidades. Você pode acompanhar a cobertura completa como sempre no no Blog do iPhone;)

0 comentários: