segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Razões pelas quais o iPad 2 pode detonar os outros tablets em 2011

Saiba o que a Apple deve fazer para manter o trono no mercado dos tablets

e impedir o crescimento de aparelhos como o Xoom, da Motorola


O convite para o evento sobre tablets da Apple (provavelmente o lançamento do iPad 2) no dia 02/03 foi um "soco no estômago" de todos os fabricantes que acreditam ter desenvolvido um tablet melhor do que o da Apple. “Venha ver como será o ano de 2011”, está escrito no convite oficial, insinuando que “o ano do tablet” será de somente um produto.
Na quarta-feira descobriremos se o próximo iPad irá mesmo tornar seus concorrentes obsoletos, agora que ele tem mais adversários eprecisa vencer aparelhos como o Xoom, da Motorola entre outros tablet, em 2011. Listamos cinco motivos pelos quais o equipamento da Apple deve deixar os concorrentes para trás.

1. Facetime
Quando o cantor Cee-Lo Green fez uma vídeochamada para o quartel general da Google durante a demonstração do Xoom, o resultado ficou cortado e lento (é possível conferir as 51:10 do vídeo oficial). O FaceTime da Apple é infinitamente melhor no iPhone 4. Se a Apple pode levar essa experiência para uma tela maior, teremos um vencedor no departamento de câmeras frontais.

2. Sem contratos de operadoras
A maior falha do Xoom em seu lançamento foi disponibilizá-lo em seu modelo 3G/4G por 800 dólares, ou 600 dólares com um contrato de dois anos com a Verizon. E mesmo ao pagar o preço cheio, o usuário ainda precisa contratar o plano de dados da operadora por pelo menos um ano, adicionando pelos menos 20 dólares à conta, fora os 35 dólares da taxa de ativação. Até agora, a Apple tem vendido o modelo 3G do iPad sem essa imposição. Perdurar essa estratégia com o iPad 2 dá uma vantagem de preço considerável. 

3. Corte nos preços
Ano passado, a Apple afirmou que poderia ser mais “simpática” com seus preços. A companhia pode não precisar baixar seus preços com a chegada do Xoom, que custa mais do que os 499 dólares do iPad. Apesar disso, um preço ainda mais baixo – ou talvez mais produtos no estoque com o mesmo preço – pode ser uma arma secreta contra os adversários caros do tablet de Steve Jobs.


conviteeventoipad01.jpg
"O ano do iPad 2": evento acontece na próxima quarta-feira
4. Revisão no software
O software é tão importante quanto o hardware, e o sistema visto no Xoom, no TouchPad da HP e no Playbook da Blackberry colocam no chinelo o sistema operacional do tablet da Apple. No mínino, o SO do iPad precisa de um sistema melhor de notificações, uma aproximação maior da interface multitarefa e sincronização wireless entre o iPhone, o iPad e o iTunes.

A pergunta é se a Apple irá segurar os updates do iOS para iPad até o segundo semestre, como foi feito ano passado, ou apresentar algumas mudanças no sistema juntamente com as novidades do hardware. Se a segundo opção for a escolhida, terá uma boa munição.

5. Melhor tela
Rumores vêm e vão a respeito se o iPad vai ou não incluir uma tela com resolução de 2048x1536. Isso parece mais como um bônus para o que a Apple vai apresentar na próxima quarta-feira. No entanto, uma tela maior, equivalente ao Retina Display do iPhone 4, daria ainda mais vantagem ao iPad perante seus oponentes. 

E você? O que acha que a Apple deve (ou deveria) apresentar na nova versão do iPad?


ipadcoroa.jpg

0 comentários: