segunda-feira, 28 de março de 2011

[opinião] A mensagem de Steve Jobs é clara: nada de iPad 3 em 2011


Rumor só é bom quando vem de fonte confiável, conhecida e faz algum sentido. Este ano, porém, parece que o número de boatos desconexos cresceu enormemente, sendo reproduzido sem filtros por boa parte da mídia.
Nos dias que antecederam o evento especial da Apple, no início de março, muitos rumores apareceram por todos os lados: iPad com conexão Thunderbolt, entrada para cartão de memória SD, tela Retina, iPad 1.5 com adiamento de lançamento para junho, e até mesmo (vejam só vocês) um iPad 3 ainda este ano.
O do iPad 3 é ainda mais grave, pois jornalistas considerados sérios e respeitados (como John Gruber)defendem esta possibilidade. Mas será que a Apple colocaria em risco a satisfação dos seus clientes lançando uma grande atualização do iPad apenas alguns meses depois do já evoluído iPad 2?
Steve Jobs parece ter respondido indiretamente a esta pergunta, na sua última apresentação:
A mensagem é clara: a vontade da Apple é que, no final do ano, 2011 fique conhecido por todos comoo ano do iPad 2. Repare que ele poderia ter dito simplesmente o ano do iPad, se a intenção fosse lançar mais um novo modelo ainda este ano. Mas não.
É verdade que tudo pode acontecer daqui até dezembro, mas uma coisa que a Apple sempre seguiu foi uma lógica própria. Para reproduzir uma “notícia” que fuja desta lógica, seria preciso uma razão muito, mas muito forte. Como achar um protótipo verdadeiro em um bar, por exemplo.
Além de Jobs ter dado a dica que não terá outra versão este ano, há também razões que levam a acreditar que a Apple não fará isso.
Mas porque todo esse discurso, logo em um domingo de manhã? 
Bem, sites do mundo inteiro começam a reproduzir a notícia de que o futuro iOS 5 não seria mais apresentado em abril (como tradicionalmente é), mas só em junho, na WWDC, e seu lançamento público seria em setembro, junto com o… iPad 3.
Uma mentira, repetida mil vezes, acaba tornando-se verdade. Alguém que queria dominar o mundo uma vez disse isso mas, Gott sei Dank, não triunfou.
Alguns já estão repetindo tantas vezes os mesmos boatos que começam a acreditar neles, servindo de base para outros novos rumores. Desconfie principalmente quando você perceber um ponto de interrogação no fim do título da matéria: é um truque para salvar a pele do editor caso a “notícia” não se confirme (conhecido também como CTRL+SHIFT+S ou Save Ass).
O site TechCrunch, onde essa história começou, é muito bem conceituado. Porém, até que evidencias mais realistas apareçam, a prévia do futuro iOS 5 deve ser mesmo mostrada em abril, ou no máximo na primeira metade de maio, com lançamento junto com o iPhone 5 em junho (lançar um iPhone 5 com iOS 4 seria uma mudança radical de comportamento). Em setembro, uma atualização para o iOS 5.1 (como sempre fez nesta época) poderá trazer várias novidades adicionais, como interação com a nuvem, por exemplo.
Mas claro, como afirma o título, esta é apenas a opinião deste humilde editor. ;)
Agradecimentos e créditos ao Blog do Iphone

0 comentários: