sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Dicas para comprar seu PDA, o 'computador' de bolso!



Mais utilizado como agenda de compromissos e assistente pessoal digital de cálculos, conversões e operações financeiras de toda sorte, este equipamento é hoje indispensável não apenas aos executivos

A primeira vantagem de se ter um PDA é que ele é uma verdadeira agenda com caderno de endereços. Seu formato pequeno não impede que ele tenha uma tela em LCD generoso, que ocupa quase todo seu espaço.
Chamado de Personal Digital Assistant, assistente pessoal digital, os PDA são verdadeiros computadores de bolso capazes de armazenar anotações e datas de aniversários, fazer o acompanhamento dos gastos pessoais e profissionais, realizar os cálculos e as conversões necessárias e muito mais.
Os PDA, que cresceram notavelmente nos últimos anos, não substituem o computador uma vez que o complementam, mas cada vez mais são um dispositivo fundamental para os usuários relativamente próximo às novas tecnologias. São erroneamente chamados de Palm, mas este nome é apenas uma das marcas de PDA que alcançou tanta popularidade que já é associada quase diretamente com qualquer PDA, mas existem outras marcas e outros sistemas operacionais. HP, IBM e Sony são alguns fabricantes, enquanto que a Microsoft compete diretamente com a Palm e a Apple e seus sistemas operacionais.

Muitos modelos e fabricantes

A oferta dos fabricantes é cada vez mais diversificada, o que dificulta a escolha por um determinado modelo especialmente para quem não tem grande experiência com este mercado. Este roteiro pretende ser útil para quem deseja adquirir um PDA. Vamos nos deter não tanto em marcas e modelos, mas no que um determinado PDA deve conter para que valha o preço que o mercado pede.
Na hora de comprar um PDA deve-se ter em conta as aplicações: será necessário escolhê-lo em função das necessidades de uso, do gosto do usuário e, claro, do dinheiro disponível para a compra.
Os preços dos PDAs oscilam, passando por diversos valores. Existem modelos simples mas altamente funcionais, e aqueles mais sofisticados, destinados a executivos e profissionais da tecnologia.

Modelos mais procurados e que vão chegar

Há diversos. A HP tem o IPAQ, mas trará agora em 2008 dois novos modelos, o HP 110 e o HP 210. Há também outros como o Zire72s e os diversos Tungsten. Há alguns bons como o Luxicom N3, de uma empresa paulista e pouco conhecido, mas cheio de recursos e com bom preço. A Apple quer retornar ao mercado de PDAs com um bem parecido com o iPhone, seu grande sucesso mundial. Há o veterano Palm Life Drive e muitas boas opções que você pode escolher de acordo com o gosto e...com o bolso!

0 comentários: