domingo, 7 de dezembro de 2008

NOKIA N97 - Novíssima aposta em um aparelho que se aproxima da perfeição.



Em evento mundial realizado na cidade de Barcelona, Espanha a Nokia revelou seu mais novo equipamento da família "N", o novíssimo Nokia N97.

Projetado para as necessidades dos consumidores que dependem da Internet sem pre ä mão e com qualidade, o novo Nokia N97 combina um maravilhoso display de 3,5 polegadas touchscreen e um teclado tipo full QWERTY, fornecendo um nova particularidade até então não presente em outros aparelhos Nokia: Aplicativos, arquivos de trabalho e favoritos da web sempre presentes no display.

Como sendo mais um integrante do "clã" Nseries o novo N97 esbalda tecnologia principal, incluindo sensores múltiplos, memória, potência de processamento e velocidades de conexão. O resultado de tudo isso é a inserção cada vez maior de usuários deste tipo de equipamento em um ambiente tecnológico e social.



Novos Conceitos...

O Nokia N97 introduz um novo conceito (mais um) a este meio "high tech" de comunicar. Chamada inicialmente de "localização social" com os sensores integrados de A-GPS e um compasso eletrônico, compreende intuitivamente onde o equipamento está. O N97 se atualiza automaticamente em suas redes sociais com a informação chegando em tempo real, permindo a contatos pré identificados a possibilidade actualizar seu " status", compartilhando sua "localização" social", checando fotos e vídeos atualizados. O detalhe é que às vezes este tipo de sincronização pode ser...digamos... perigosa. Afinal, há momentos em que não dá pra se identificar ou exibir certos materiais pela web...



A tela principal do Nokia N97 interliga as pessoas, seus relacionamentos, enfim, integra dados pessoais de forma intuitiva, fácil e instantânea. Os amigos, as redes sociais e as notícias estão disponíveis simplesmente tocando a tela principal.

A brilhante tela widescreen de 16:9 (pixels 640x360) pode (e dev) ser inteiramente personalizada com os widgets favoritos ou serviços de internet frequentes, locais de trabalho ou sociais, todos em rede. O N97 é igualmente perfeito para navegação web, reproduzindo vídeos ou jogos.

A digitação e inserção de dados pelo teclado completo "QWERTY", assegura a eficiência para manutenção de blogos, conversando, afixando, emitindo textos ou simplesmente enviando mensagens por correio electrónico. O N97 suporta até 48 GB em armazenamento, considerando 32 GB de memória interna (achei muito, mas muito modesta esta inserção de tão pouca memória em um aparelho tão complexo) expansível com um cartão do microSD de 16 GB para a música, arquivos de mídia, vídeos, fotos e tudo mais. Todas estas capacidades físicas são complementadas por um excelente suporte para música, acesso total para o Nokia Music Store e reprodução contínua do player de áudio por até 1,5 dias (haja gosto musical hein...).

O N97 tem câmera de 5.0 Megapixels com sistema óptico de alta qualidade e lentes Carl Zeiss Tessar, 16:9 que proporcionam qualidade de DVD para captação video, e sustentação para serviços como a parte em Ovi para a compartilhamento imediato sobre HSDPA e WLAN.

Baseado na plataforma Symbian S60 (quinta edição), o N97 mede 117.2 x 55.3 x 15.9 milímetros e pesa cerca de 150g Achei bem pesadinho, embora os recursos e teclado QWTERY inevitavelmente dilatem estes números. As portas para conexões externas incluem uma saída tipo "Tv Out" e áudio tipo 3.5 milímetros, excelente para uso de fones de ouvido pessoais que não os originais do aparelho, a meu ver excelentes também.

Para os amantes dos games, o telefone fornece o acesso a títulos de jogos clássicos com suporte completo a plataforma N-Gage. A bateria de BL-4C (1500 mAh) fornece aproximadamente 400 horas em espera, 320-400 horas (3G/GSM) em tempo de conversa, 4.5 horas em modo de reprodução de vídeo e aproximadamente 37 horas em reprodução de audio.

Espera-se que o NOKIA N97 já comece a circular no início de Janeiro de 2009, primeiramente (claro) na comunidade européia. A previsão é para algo em torno de 500 euros, descontando destes os valores de taxas e postagens.

Após ler tudo sobre o equipamento, concluí que a Nokia avança agora pelo território dominado dos completos smartphones da HTC, em mercado corporativo. É um casamento a meu ver, simplesmente fantástico pois une todo o incrível conteúdo multimídia da marca com a funcionalidade corporativa para o mercado profissional.

Agora é aguardar pra termos mais este brinquedão em mãos para os testes. O que certamente ainda vai demorar. Diga-se de passagem, até hoje não tivemos sequer condições de brincar com um E90, por exemplo...

Créditos e Agradecimentos:

My Symbian
GSMArena

0 comentários: